fbpx
Home > Blog > Felicidade e produtividade: entenda esta íntima relação!

Felicidade e produtividade: entenda esta íntima relação!

28/05/2020
felicidade-e-produtividade-sociedade-de-investidores

Olá eu sou o Carlos Eugênio! Hoje falaremos sobre felicidade e produtividade, que são dois dos maiores desejos do ser humano. E não é a toa que estou falando isso.

Uma pesquisa realizada em mais de 48 países e com mais de 10 mil participantes mostrou que a felicidade é o fator mais importante na vida da grande maioria das pessoas. Esse resultado é bem significativo. Foi considerado mais importante que o desejo de ir para o céu e ter um objetivo de vida, por exemplo.

Mas o que a felicidade tem a ver com produtividade?

Simples. As pessoas querem ser felizes o máximo de tempo possível.

Você já parou para pensar porque essa busca incessante? E será que existe alguma forma comprovada para ser feliz? Para os amantes da felicidade e produtividade a resposta é SIM. Quer saber o que você precisa fazer, segundo a ciência, para ser feliz? Leia agora 3 dicas comprovadas! 🙂

Porque as pessoas buscam a felicidade

Em toda parte, observamos que existe um grande estímulo para a busca da felicidade. Programas de televisão, músicas, livros, filmes, cursos, propagandas, etc.

Mas existe outro fator além das informações que estimulam a busca da felicidade – os benefícios que ela traz.

Diversos estudos comprovam. Pessoas mais felizes têm salários maiores, melhor sistema imunológico, são mais saudáveis e criativas, isso apenas para citar alguns. Por isso, felicidade e produtividade estão ligados.

O que é felicidade?

Essa é uma pergunta difícil e que divide opiniões.

Provavelmente se reunirmos em um ambiente 10 pessoas diferentes e fizermos esta pergunta, cada uma terá uma resposta diferente.

No entanto, a maioria das pessoas entendem que é mais do que simples sentimentos intensos e positivos. Envolve paz plena e contentamento e vai além da emoção.

A sensação de felicidade que a pessoa carrega inclui diversas reflexões cognitivas. Quando você ri – ou não, a qualidade do seu casamento, entre outras.

Uma parcela pequena desta sensação está relacionado com o que você sente. A maior parte é produto de cálculo mental, ou seja, o seu cérebro analisa expectativas, ideais e aceitação.

Em termos simples: felicidade é um estado mental que pode ser desenvolvido de forma intencional e estratégica.

3 Segredos para Felicidade segundo a Ciência

O mercado está repleto de manuais de autoajuda para você conseguir felicidade. Mas alguns dos conceitos que você encontrará abaixo vão contra o senso comum ensinados por alguns desses “manuais”.

Os hábitos das pessoas felizes foram documentados e abaixo você encontrará 3 deles. Pronto para desvendar esse segredo? Ótimo, isso já indica que você tem boas chances de ser feliz. Confira:

  • Corra riscos

Alguns acham que ser feliz é ficar sem fazer nada no paraíso ou fazer apenas o que gostamos. Mas, para ter a satisfação é necessário passar por situações complicadas, desgastantes e incertas. Exige crescimento pessoal e aventurar-se além de seus limites, sair da zona de conforto.

“A felicidade não se resume na ausência de problemas, mas sim na sua capacidade de lidar com eles. ” Albert Einsten

Um dos principais gatilhos para sair da zona de conforto é a curiosidade.

Isso foi o que um estudo realizado pelos psicólogos Todd Kashdan e Michael Steger mostrou. Estudantes foram analisados e foi observado que no dia que sentiam curiosidade se diziam mais satisfeitos com a vida. Além disso, realizaram diversas outras atividades que levava a felicidade como demonstrar gratidão e praticar atividades voluntárias.

A curiosidade está extremamente ligada com explorar. Esse é o caminho para se tornar mais forte e sábio, fatores necessários para atingir um estado psicológico mais elevado.

Isso não quer dizer que temos que devemos buscar sair da zona de conforto e fazer coisas diferentes toda hora. É necessário ter equilíbrio e fazer também as coisas das quais nos sentimos bem.

As pessoas que são mais felizes escolhem fazer o que gostam e buscar novas experiências.

  • Comemore o sucesso dos amigos

Uma pesquisa da Gallup World Poll mostrou que o melhor indicador de felicidade no trabalho é ter ou não um amigo com quem pode contar.

Nos momentos difíceis os amigos são essenciais para aliviar os sofrimentos da vida. Pesquisas indicam que as pessoas mais felizes estão presentes nos sucessos dos amigos e comemoram as suas realizações.

Esse fato foi comprovado em uma pesquisa da psicóloga Shelly Gable. A pesquisa mostrou que casais que não dão importância ao sucesso um do outro tem mais chances de se separar. O contrário também é verdadeiro. Quando o sucesso é comemorado junto, existe mais comprometimento, satisfação e o casal desfruta de mais amor e felicidade.

Esse processo se estende também para outros campos da vida. Por isso, você se sente feliz ao presentear alguém, fazer caridade ou ajudar de alguma outra forma. Quando você “doa” o seu tempo para comemorar o sucesso dos seus amigos você se sente mais feliz.

“Há mais felicidade em dar do que há em receber. ” Atos 20:35

É muito comum enviar um buquê para uma pessoa que está em fase terminal. Mas, faz você o mesmo quando o seu amigo é promovido, quando se forma ou obtém outra conquista? Faça isso, pois os seus amigos e, principalmente você, ficarão mais felizes.

  • Objetivos Definidos

Ter uma vida totalmente regrada e viver como um robô para atingir os objetivos é muito chato, sem dúvidas. Pessoas felizes sabem se permitir, fugir da dieta ou trocar o jogo pela academia de vez em quando. Mas, isto não pode ser a regra.

As pessoas mais felizes têm metas de longo prazo bem definidas.

Mas porquê? Porque as metas de longo prazo nos fazem sair da zona de conforto, correr riscos e fazer mudanças. Estes objetivos ajudam a melhorar o nosso autocontrole e não pensar apenas nos prazeres imediatos.

Segundo o neurocientista Richard Davidson, progredir na realização das metas gera maior envolvimento e ajuda a superar sentimentos negativos.

Visualizar os benefícios de suas metas como se já tivesse sido concluídas e o percurso lhe tornará mais feliz.

Felicidade e Produtividade

Em termos simples, produtividade significa fazer mais com menos, ou em um tempo menor, garantindo uma qualidade igual ou superior.

Para se tornar mais produtivo é necessário ter métodos, ferramentas, mindset (modelo mental) adequado, ação e energia para implementar.

A felicidade e produtividade estão intimamente ligados. As pessoas mais felizes são mais saudáveis e tem mais energia para implementar os seus projetos. Também possuem mente mais aberta para novas metodologias e ferramentas, além de ter um mindset de crescimento.

“Pessoas satisfeitas consigo mesmas produzem bons resultados.” Kenneth Blanchard e Spencer Johnson.

Quando você vive por um propósito e molda suas atividades para atingi-lo, você tem mais sucesso. Esse processo gera um ciclo virtuoso, atraindo cada vez mais felicidade e produtividade, que levam ao sucesso.

E você como busca a felicidade e produtividade? Deixe abaixo o seu comentário, você se sentirá feliz por estar ajudando outros leitores.  😉

Sou Mestre em Engenharia de Produção (UPFE) e atuo integralmente no mercado financeiro desde 2017. Hoje o meu principal objetivo é fazer qualquer pessoa, independente de sua situação atual, se livrar das dívidas e começar a investir aliando segurança e rentabilidade para alcançar a liberdade financeira.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Do ZERO ao BILHÃO! As dicas de sucesso de Flávio Augusto - […] todas as dicas de sucesso, a mais importante é procurar ajudar verdadeiramente as pessoas. Isto inclui a solução de um…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This
Iniciar conversa
Faça uma pergunta...
Carlos
Olá!
Qualquer dúvida é só me chamar. Ok?