Accelerator Oscillator. Descubra quando é o início de uma tendência!

por | 18 jan 22 | Análise Técnica

banner sdin4

Os indicadores de análise técnica são amplamente utilizados pelos analistas e traders com o objetivo de estudar alguma característica do mercado e identificar sinais. Um desses indicadores é o Accelerator Oscillator (AC).

O Accelerator Oscillator é um indicador de análise técnica desenvolvido por Bill Williams, um dos maiores expoentes da análise técnica e criador de diversos outros indicadores como Alligator e Fractais.

Mas, qual o objetivo desse indicador? Como ele funciona? E, como você pode identificar os sinais de negociação por meio dele?

Continue a leitura e descubra!

O objetivo do Accelerator Oscillator

O Accelerator Oscillator tem o objetivo de mostrar quando o mercado está acelerando ou desacelerando. Para Bill Williams, criador do indicador, quando o mercado está prestes a mudar de direção o seu movimento desacelera.

O preço é o último elemento a mudar de direção. No entanto, antes disso ocorrer, o mercado força mudanças ocasionando a desaceleração e depois começa a acelerar na direção contrária, culminando na mudança do preço.

Assim, o indicador foi criado para medir a força atual do movimento. Isso quer dizer que você pode identificar quando é iniciada uma nova tendência antes de qualquer alteração na força e no preço, ou seja, quando o momento acelera ou desacelera.

Será que antecipar os movimentos do mercado pode ser útil? Com certeza, pois quanto mais cedo você conseguir identificar uma tendência, mais lucro conseguirá extrair da negociação.

Forma de cálculo do AC

O Accelerator é derivado de outro indicador criado bor Bill, o Awesome Oscillator (AO). Ele subtrai uma média móvel simples de 5 períodos do AO.

Dessa forma, podemos utilizar a seguinte equação para descrever o cálculo do indicador:

Preço Médio = (máxima + mínima) /2

AO = SMA (Preço Médio, 5) – SMA(Preço Médio, 34)

AC = AO – SMA(AO, 5)

Onde:

Preço Médio Preço Médio
Máxima Máxima da barra temporal analisada
Mínima Mínima da barra temporal analisada
SMA Média Móvel Simples
AO Resultado do indicador Awesome Oscillator

Como Funciona o indicador

Como Funciona o Accelerator Oscillator

O indicador é apresentado em forma de histograma. A linha zero representa o equilíbrio entre a força e a aceleração.

As cores identificam a tendência da força, no gráfico acima podemos observar que a tendência de alta é representado pela cor azul, enquanto a tendência de baixa pela cor vermelha.

Se a aceleração está na parte superior do gráfico, ou seja, acima da linha equilíbrio, é mais provável que a aceleração continue esse movimento de alta.

Se a aceleração está na parte inferior do gráfico, ou seja, abaixo da linha de equilíbrio, é mais provável que a aceleração continue esse movimento de queda.

Outro ponto importante a ressaltar é quanto as cores. A cor azul (no exemplo acima), independentemente da direção, representa posições largas, enquanto a cor vermelha posições curtas.

Formas de utilizar o Accelerator Oscillator

1. Mudança de cor

Accelerator Oscillator Mudanca de Cor 1

Em primeiro lugar, vamos apresentar a maneira mais tradicional para o uso do indicador, que é a mudança da coloração do histograma.

Se você está entrando em uma operação de força, isto é, valor do Accelerator Oscillator acima de zero para compra e abaixo de zero para venda, basta 2 barras para servir como sinal de entrada.

Ou seja, se houver 2 barras seguidas na cor azul acima da linha central, este é um sinal de compra.

Da mesma forma, se houver 2 barras seguidas na cor vermelha abaixo da linha central, este é um sinal de venda.

No exemplo acima, podemos observar o momento de entrada desse indicador no Mini Índice Futuro, no tempo gráfico de 15 minutos. Como resultado, a operação gerou mais de 1800 pontos.

2. Mudança de cor e força contrária

Outra forma tradicional de utilizar esse indicador técnico como sinal é quando, mesmo se a cor da barra estiver azul e o valor abaixo de zero ou a cor da barra estiver vermelha e o valor acima de zero.

Em ambos os casos, é preciso um sinal adicional para confirmação, ou seja, em vez de ter apenas 2 barras, é preciso ter 3 barras na mesma cor para entrar na operação.

Abaixo temos um exemplo de uma entrada de venda, desta vez no Dólar Futuro, no tempo gráfico de 2 horas. Como resultado, a operação apresentou um resultado de 69 pontos.

Mudança de Cor e força contrária Accelerator Oscillator (1)

3. Como filtro

Além das formas citadas, o indicador também pode ser usado como filtro. Mas, o isso quer dizer?

Na prática, quer dizer que você precisará de algum outro indicador para dar o sinal de entrada e o AC servirá para confirmar se o indicador poderá ou não executar a ação.

A forma mais comum de usar o AC como filtro é pela coloração. Dessa forma, as compra só podem ser efetuadas quando a cor estiver azul e as vendas só podem ser iniciadas com a cor das barras vermelhas.

4. Cruzamento da linha zero

Além dos métodos tradicionais, aos poucos novas formas de utilizar o indicador foram surgindo. Entre elas está o cruzamento da linha zero.

Dessa forma, quando o valor do AC ultrapassa a linha zero, efetua-se uma compra. Mas, por outro lado, quando o AC fica abaixo da linha zero efetua-se uma venda.

Cruzmanento da Linha Accelerator Oscillator (1)

No exemplo acima a linha vermelha indica um momento de venda, enquanto a linha azul indica o momento de uma compra.

5. Topos e fundos

Nesse setup os fatores considerados são as mudanças das cores e os valores. Veja a imagem abaixo para entender o funcionando.

Topos e Fundos Accelerator Oscillator (1)

Como pode ser visto, o sinal de compra ocorre quando o valor do AC está menor do que zero e o histograma vira da cor vermelha para a azul. A partir desse ponto o sinal é dado e a entrada realizada no próximo candle.

Por outro lado, o sinal de venda ocorre  quando acontece o contrário. Ou seja, quando o valor do AC está maior do que zero e o histograma vira a cor de azul para vermelho. Quando o sinal ocorre espera-se a confirmação e, consequentemente, a entrada é efetuada no candle seguinte.

Como inserir o Accelerator Oscillator no Meta Trader 5 – MT5

Para inserir o AC no MT5 é muito simples, visto que este é um indicador oferecido nativamente pelo Meta Trader 5.

Em primeiro lugar temos abrir o gráfico do papel que desejamos analisar. Para isso vamos até a “Observação de Mercado”, clicamos no botão direito no instrumento financeiro desejado e, sem seguida, clicamos em “Janela do Gráfico”. Após isso o gráfico aparecerá.

Accelerator Oscillator MT5

Em seguida, abrimos a janela de “Navegador” e vamos até o menu “Indicadores”. Logo após, vamos acessar “Bill Williams”.

Depois disso, basta selecionarmos o primeiro indicador da lista, o “Accelerator Oscillator”, clicar com o botão direito do mouse e depois clicar em “Anexar ao Gráfico”.

Assim aparecerá uma caixa de diálogo para você selecionar as cores do histograma. O padrão é verde para o valor superior e vermelho para o valor inferior.

Accelerator Oscillator MT5 - 2

Por fim, basta clicar em “OK” e o indicador será plotado no gráfico.

Accelerator Oscillator MT5 - 3

Observações sobre o uso do Accelerator

A primeira observação é quanto ao período. Geralmente em períodos muito curtos o indicador pode gerar muitos sinais falsos. Assim sendo, é aconselhável utilizar à partir de 1 hora.

O segundo ponto a analisar é a necessidade de esperar o candle fechar para ter a confirmação, pois como trata-se de um indicador que antecipa tendência, se entrar precocemente pode ser que o sinal vire no decorrer do período.

A terceira observação é que o indicador pode ser combinado com outros indicadores e utilizado como filtro ou como sinal.

Vale salientar ainda que não existe restrição quanto ao instrumento financeiro que o Accelerator pode ser utilizado, ou seja, você pode aplicá-lo em ações, índices, moedas, commodities, etc.

Teste você mesmo

Quer saber se alguma dessas estratégias funcionam? E se fosse possível testar de forma individual e com outros indicadores?

Sim isso é possível. Para isso, basta utilizar o SDIN4, o robô investidor da Sociedade de Investidores.

Com ele você consegue fazer testes para cada um dos setups listados acima, combinar com diversos outros indicadores, utilizar como filtro ou sinal e muito mais.

E você já conhecia o Accelerator Oscillator? Qual dos setups citados é o que você aplica?

Se você ficou com alguma dúvida sobre o conteúdo ou quer sugerir algum outro indicador para analisarmos, então comente abaixo.

Carlos Eugênio
Criador da Sociedade de Investidores. Investidor, Trader e Mestre em Engenharia de Produção (UFPE).

Você quer fazer parte de um grupo seleto de investidores?

Entre no nosso canal do Whatsapp e acesse conteúdo VIP sobre investimentos.
Aprenda como investir com base em dados, receba dicas e sacadas incríveis.
Além de conteúdo e ofertas exclusivas.

Veja também…

Índice