9 mitos sobre investimentos que você ainda acredita

por | 14 set 22 | Bolsa e mercado

banner sdin4

Já ouviu dizer que uma mentira falada várias vezes se torna verdade? Pois é, a isso damos o nome de mito. E, como o mercado financeiro está cheio deles, criamos este artigo para te apresentar os 9 principais mitos sobre investimentos que você ainda acredita.

Mas, porque escrever sobre mitos? Justamente porque, como as pessoas encaram alguns desses itens como verdade, isso é o que pode estar travando o seu crescimento financeiro.

Além disso, o conhecimento é a principal ferramenta para identificar o problema, perder o medo e reduzir a incerteza, fatores essenciais para investir.

Portanto, continue a leitura e veja se você acredita em algum desses mitos.

1 – É fácil e enriquecer rápido só com investimentos

Mitos sobre investimentos ganhar dineiro facil e rapido

Dentre os mitos sobre investimentos o número 1 é o que é fácil e rápido enriquecer com investimentos.

Existem muitas maneiras de enriquecer rapidamente, investimentos é um dos caminhos mais seguros para seguir, mas não necessariamente a mais rápida.

No entanto, é importante ter em mente que não há garantias de que você vai ficar rico da noite para o dia. Como com qualquer outra coisa na vida, o sucesso nos investimentos leva tempo, esforço e dedicação.

Se você está disposto a colocar o trabalho necessário, os investimentos podem ser uma ótima maneira de aumentar sua riqueza no médio e longo prazo.

2 – Existem investimentos livre de risco

Você já ouviu aquela velha história: “não existe almoço grátis”?

Bem, isso também se aplica aos investimentos. Não existem investimentos livres de risco – todos os investimentos envolvem algum tipo de risco.

Até mesmo o tesouro direto, que é o investimento considerado mais seguro do Brasil, tem os seus riscos.

Isso não significa, no entanto, que você deva desistir de investir.

Existem muitos tipos diferentes de investimentos que podem ser adaptados às suas necessidades específicas e tolerância ao risco.

E, com um pouco de planejamento e pesquisa, você pode minimizar o risco envolvido em qualquer investimento.

3 – A poupança é o investimento mais seguro

Esse é, sem dúvidas, um dos mais notáveis mitos sobre investimentos.

Muita gente acredita que a poupança é o investimento mais seguro, porque é um investimento que todo mundo conhece e entende.

Afinal, todo mundo tem uma conta poupança, não é? Mas será que a poupança realmente é o investimento mais seguro?

A verdade é que a poupança não é tão segura quanto muita gente pensa.

Sim, ela é protegida pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos), mas isso não significa que ela está isenta de riscos.

Outro fator é que ela é tão segura quanto qualquer outro investimento que seja coberto pelo FGC como é o caso de CDBs, por exemplo.

Além disso, a rentabilidade da poupança costuma ser bem baixa, o que significa que seu dinheiro não rende tanto quanto poderia rendar em outros investimentos.

4 – Imóvel é sempre seguro e o melhor investimento

Imóvel é sempre seguro - mitos sobre investimentos

Você já ouviu aquela frase: “Imóvel é sempre seguro e o melhor investimento”. Mas, será que isso é verdade? A resposta é: depende.

O primeiro ponto é que, sim, um imóvel tende a valorizar com o tempo. Mas isso não quer dizer que ele não possa sofrer desvalorizações no curto prazo. Afinal, estamos falando de um bem tangível e sujeito às leis da oferta e da procura.

Além disso, o mercado imobiliário está sujeito às mesmas flutuações do mercado financeiro em geral. Ou seja: existem altos e baixos.

Outro ponto importante a considerar é que um imóvel não rende por si só. Para ter um bom retorno financeiro com a propriedade, você precisa colocá-la para alugar.

Além de encontrar os inquilinos ideais – que paguem pontualmente e cuidem bem do seu patrimônio – , você também precisa estar atento às taxas condominiais e IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano).

Sem contar as manutenções preventivas e corretivas que são necessárias para manter a propriedade em boas condições – e atraente para os potenciais inquilinos.

Por fim, vale lembrar que investir em um imóvel envolve uma quantia considerável de dinheiro – normalmente muito mais do que investir em outros tipos de produtos financeiros.

Isso significa que você terá menos flexibilidade para resgatar o dinheiro caso precise.

5 – Só quem é rico pode investir

Muita gente acredita que só quem tem muito dinheiro pode investir, mas isso não é verdade. Qualquer pessoa pode investir, independentemente da quantia de dinheiro que possui.

Existem diversas formas de investir, desde aplicações em fundos de investimento até a compra de ações na bolsa de valores. E o melhor: é possível começar a investir com pouco dinheiro.

Não é preciso ter muito dinheiro para começar a investir. Existem diversas formas de fazer isso com pouco capital.

Por exemplo, é possível comprar ações, fundos imobiliários, tesouro direto, CDBs, LCIs e LCAs.

6 – Só devo investir o que sobrar no fim do mês

Muitas pessoas têm o hábito de poupar o dinheiro que sobra no final do mês para investir, mas isso pode não ser a melhor estratégia.

Aqueles que só investem o que sobra no final do mês acabam perdendo grandes oportunidades de crescimento e, às vezes, até mesmo deixando de lado seus objetivos financeiros.

A melhor maneira de evitar esses problemas é fazer um orçamento e determinar uma quantia fixa que você vai investir todos os meses.

Dessa forma, você terá dinheiro suficiente para investir em boas oportunidades sempre que elas surgirem e não precisará se preocupar com imprevistos.

7 – Especuladores são vilões

0 Mitos sobre investimentos Especulador Vilão

Os especuladores desempenham um importante papel no mercado financeiro, permitindo que o mercado seja mais eficiente e funcione de forma mais eficaz.

A especulação não é ilegal. No entanto, existem algumas formas de especular que podem ser consideradas ilegais, como insider trading (negociação baseada em informações privilegiadas).

Na verdade, os especuladores são importantes para o mercado financeiro, pois ajudam a transmitir informações sobre os ativos negociados. Sem especuladores, o mercado seria menos eficiente.

8 – A queda da bolsa é sempre um momento negativo

Um dos mitos sobre investimentos também muito divulgado é que a queda da bolsa é sempre ruim.

Mas, a queda da bolsa de valores pode significar diversas coisas para diferentes investidores.

Para alguns, a queda da bolsa pode ser um momento negativo, pois significa que seus investimentos estão perdendo valor.

No entanto, para outros investidores, a queda da bolsa pode representar uma oportunidade de compra, pois os preços das ações estão mais baixos do que o normal.

Além disso, existem formas de operar do lado vendedor e lucrar na baixa de um ativo.

A forma mais fácil de fazer isso é com operações de day trade, visto que basta entrar na plataforma e colocar uma ordem de venda. Você pode inclusive usar o robô trader para isso.

Outra alternativa muito utilizada, mas que exige um conhecimento maior é o mercado de opções.

A verdade é que não há uma resposta certa para esta questão, pois cada investidor tem suas próprias opiniões e objetivos.

9 – É impossível perder dinheiro na renda fixa

Embora a maior parte dos investimentos em renda fixa possua algum tipo de proteção, como o FGC, isso não quer dizer que não pode ter prejuízo.

O primeiro motivo disso é que o FGC possui uma limitação em valor. Dessa forma, caso a instituição na qual você investiu vá à falência e você pode perder parte do que investiu.

A segunda forma que é possível perder dinheiro na renda fixa é em virtude da marcação à mercado. Que é um ajuste diário dos títulos públicos.

A terceira forma de perder dinheiro na renda fixa é quando você investe em ativos de renda fixa que não possuem proteção, como é o caso de algumas debêntures.

Ainda outra possibilidade é quando você investe em títulos sem liquidez e necessita resgatar antes do prazo. Nesse caso, geralmente você terá que abrir mão dos ganhos para ter o dinheiro a disposição.

Conclusão dos mitos sobre investimentos

E ai, em qual mitos sobre investimentos desses citados você acreditava?

Sei, que alguns desses estão tão enraizados que é até difícil acreditar que se trata de um mito.

Mas agora, depois de todo esse conteúdo, você está muito mais preparado para mudar a mentalidade e perder o medo de investir.

E para te ajudar nisso eu te convido a conhecer e se inscrever no canal do Youtube, lá publicamos conteúdo de alto valor para te ajudar a investir com segurança e faturar 5 mil por mês no automático.

Carlos Eugênio
Criador da Sociedade de Investidores. Investidor, Trader e Mestre em Engenharia de Produção (UFPE).

Você quer fazer parte de um grupo seleto de investidores?

Entre no nosso canal do Whatsapp e acesse conteúdo VIP sobre investimentos.
Aprenda como investir com base em dados, receba dicas e sacadas incríveis.
Além de conteúdo e ofertas exclusivas.

Veja também…

Índice