Take profit, ou stop gain, é uma ordem para fechar uma posição no lucro. Na prática, o take profit é o seu objetivo de ganho. Este tipo de ordem geralmente é posicionada assim que a operação é iniciada, assim como acontece com o stop loss.
Além de ser útil para ter clareza dos objetivos, o stop gain também é importante para lidar com imprevistos. Isso mesmo. Talvez você não saiba, mas esse tipo de ordem fica na correta.
Dessa forma, se você tiver algum problema, como queda de energia, ainda assim a ordem já estará posicionada e você terá o seu ganho realizado.
Abaixo você verá as diversas opções para calcular o take profit no SDIN4. Confira.
Cálculo (Take Profit)
Essa função serve para definir o tipo de cálculo de distância utilizada pelo robô trader. O SDIN4 possibilita o uso de 9 opções. São elas: Pontos, Ticks, Pips, Porcentagem, ATR, Financeiro, Desvio Padrão, Amplitude da Barra e Corpo da Barra.
Para mais detalhes confira o cálculo para configurações de entrada. As configurações são as mesmas.
Preço de Referência
Nessa alternativa você deve escolher aonde deve ser posicionada a ordem de entrada. As opções disponíveis são:
1 – Preço Atual
Ao usar a opção “Preço Atual” o robô vai usar a informação do “Cálculo” e “Take Profit” para definir o objetivo de ganho à partir do preço de entrada.
Por exemplo. Digamos que você tem um objetivo de lucro de 100 pontos e o preço de entrada é 100.000. O seu gain será posicionado em 100.100 pontos.
2 – Máxima/Mínima
Por outro lado, caso você selecione “Máxima/Mínima” o “Cálculo” e “Take profit” serão desconsiderados e o gain será posicionado de acordo com o tipo de entrada.
Ou seja, se a entrada for de compra, o stop será posicionado na máxima. Mas, se a ordem for de venda o stop será posicionado na máxima.
Na prática, essa opção não faz muito sentido, principalmente se a sua entrada for a mercado. Isso porque, pode ser que o fechamento e a máxima ou mínima estejam muito próximos.
3 – Take Profit
Depois de deterimar como você deseja calcular o seu stop gain você precisa informar a quantidade ou fator de cálculo.
Se você deseja calcular o seu stop por porcentagem, basta informar o percentual desejado. Ao digitar 1, você posicionará o seu take a 1% de distância do preço de entrada.
Por outro lado, caso utilize os indicadores ATR ou Desvio Padrão você vai primeiro informar quantas vezes o desvio padrão ou ATR você usará para o stop.
Ao utilizar 2, por exemplo, você posicionará o stop a uma distância 2x maior que o valor do ATR ou a uma distância de 2 desvios padrão.
Ao selecionar o ATR ou Desvio padrão é preciso configurá-los no item: “Configurações de ATR/Desvio Padrão (Cálculos)”.
Para a Amplitude da Barra ou o Corpo da Barra você pode determinar um fator multiplicador. Ao deixar 1, você usa como stop o tamanho exato da barra.
Mas você também pode determinar qualquer valor como 1.5 ou 2 para uma vez e meia ou 2 vezes a amplitude ou corpo.
Na pedra
Por padrão as ordens de take profit e stop loss são à mercado. Isso significa que quando o preço chega no valor definido, uma ordem é enviado agredindo o book e pegando a melhor oferta de compra ou vendo no momento.
Isso ocorre por questão de segurança. Dessa forma, mesmo que a volatilidade esteja muito grande, você vai ter a certeza que sairá da operação, mesmo se aquele preço inicial seja pulado.
Mas, no SDIN4 você pode optar por utilizar uma ordem limite para o take profit. Isso que dizer que assim que sua operação é iniciada a sua ordem já é posicionada no book.
Apesar de geralmente garantir o preço de execução. Este tipo de ordem pode não ser executada caso ocorra uma extrema volatilidade e a sua ordem seja pulada.
Ajuste por preço
Ao realizar backtests utilizamos um ambiente simulado. Dessa forma, é normal termos algumas diferenças em relação ao mundo real.
Uma dessas diferenças é o sllipage, que é a diferença entre o preço que o ativo estava no momento em que a ordem foi lançada e o preço real que ele foi executada.
O ajuste de preço surge justamente para lidar com essa diferença.
Assim você pode escolher se o robô quer considerar o preço em que o sinal foi gerado ao calcular o stop loss e take profit ou o preço real no qual a ordem foi executada.
Não: Ao selecionar essa opção você vai considerar o preço que foi gerado o sinal, o preço teórico.
Sim: Com esta opção habilitada o robô vai utilizar como base para cálculo o preço real executado.
Conclusão Take Profit
Este artigo mostrou como configurar passo a passo o Take Profit no robô trader SDIN4.
Dessa forma, esperamos que você consiga configurar essas opções sem problemas.
Porém, se ainda precisar de ajuda, deixe a sua dúvida nos comentários que teremos o maior prazer em ajudá-lo.
Quer mais conteúdo de valor para investir melhor? Assine agora o nosso canal no YouTube.
0 comentários