Ação da Petrobras: Guia completo para investidores e traders

por | 17 dez 23 | Bolsa e mercado

banner sdin4

Fala sócio, aqui é o Carlos e a partir das próximas linhas você acessará um guia completo sobre a ação da Petrobrás. Esse artigo servirá como um mapa para investidores e traders que desejam entender sobre a empresa, bem como aproveitar as oportunidades que ela oferece.

Neste guia abrangente, vamos explorar os aspectos mais relevantes da empresa e do setor para ajudar você a tomar decisões com base em dados e aumentar suas chances de fazer dinheiro com a Petrobrás.

Por isso, nesse artigo você verá fatores como: o preço da ação da Petrobrás hoje, informações sobre dividendos, os códigos (tickers), como comprar e vender.

Além disso, você também entenderá um pouco sobre a história da companhia, bem como as vantagens e riscos envolvidos.

Por fim, ainda compartilharemos estratégias que você pode considerar ao investir na ação da Petrobrás, seja você um day trader, investidor de médio prazo (swing trader) ou um investidor de longo prazo (buy and hold ou position).

Então, continue a leitura, mergulhe neste guia completo sobre a ação da Petrobras e esteja preparado para impulsionar sua estratégia de investimento. Vamos começar!

Preço da Ação da Petrobrás Hoje

No gráfico ao lado você acompanha o preço da ação da Petrobrás em em tempo real, ou seja, o preço de hoje, de agora.

Se observar bem, verá que existem dois códigos ou tickers como também é conhecido. São eles: PETR3 e PETR4.

Talvez você esteja se perguntando: pra quê servem esses tickers? Qual a diferença entre eles?

Esses códigos são usados para identificar as ações negociadas na bolsa de valores e também o tipo de ação.

A ação que termina com 3 é uma ordinária, ou seja, quem a possui tem direito a votar nas assembleias.

A ação que termina com 4 é preferencial, ou seja, seus donos tem prioridade no recebimento de dividendos.

Vale dizer que se você é um pequeno investidor, não faz muita diferença se a ação é preferencial ou ordinária. Isso porque, para o seu voto poder influenciar em alguma decisão é preciso um volume muito alto de ações.

No entanto, lembre-se que cada ação tem preços diferentes e você deve olhar o código referente ao tipo que você quer comprar. E como o mercado é volátil, sempre confira o preço atual antes de lançar a sua ordem.

Agora que você já sabe como olhar o preço das ações da Petrobras na B3, podemos prosseguir em nossa análise.

Vamos explorar aspectos fundamentais e técnicos da empresa, para ajudar você a tomar decisões de investimento melhores. Prossiga.

Quem é a Petrobrás

A Petrobras é uma empresa brasileira que atua na indústria de óleo, gás natural e energia. Ela é a maior empresa do Brasil e uma das maiores do mundo no setor.

Um dos principais diferenciais dela é fazer esse trabalho em águas profundas e ultra profundas, área onde é líder mundial.

Apesar de ter a exploração e produção como produto principal, ela atua em todas as etapas do processo produtivo, ou seja, da exploração até a comercialização.

E embora o petróleo e gás sejam o carro chefe, ela também atua com outros combustíveis, lubrificantes e também energia elétrica.

A empresa é comprometida com o meio ambiente, possui alta produtividade, baixo custo e baixas emissões de carbono.

É uma empresa estratégica para o país, pois contribui para o desenvolvimento econômico e social. É uma das maiores geradoras de empregos no Brasil, além de ser uma grande fonte de receita para o governo e investidores.

Outro ponto relevante é que ela é a principal responsável por garantir o abastecimento de petróleo e gás natural ao país, um insumo essencial para o desenvolvimento industrial e o crescimento econômico.

O que faz e como atua

Extracao refino e logistica de petroleo petrobras

A Petrobrás atua em quatro frentes principais: Exploração e produção, Refino, Logística e Gás e energia elétrica. Entenda um pouco mais sobre cada um dos pontos.

Exploração e produção

A Petrobras é uma das maiores produtoras de petróleo e gás natural do mundo, com operações em águas profundas e ultra profundas, em terra e em águas rasas. A empresa atua em todos os estados brasileiros e em mais de 20 países.

A Petrobras explora e produz petróleo e gás natural em campos marítimos, terrestres e em águas fluviais. A empresa também participa de projetos de exploração e produção em parceria com outras empresas.

Refino

A Petrobras é a maior refinaria do Brasil, com capacidade de processar mais de 2 milhões de barris de petróleo por dia. A empresa possui sete refinarias no Brasil e participa de outras quatro.

As refinarias da Petrobras produzem combustíveis, lubrificantes, produtos químicos e petroquímicos. A empresa também exporta combustíveis para outros países.

Logística

A Petrobras é responsável por transportar o petróleo e o gás natural produzidos no Brasil para os mercados consumidores. A empresa possui uma rede de oleodutos, gasodutos e navios-tanque que conectam os campos de produção às refinarias e aos consumidores.

A Petrobras também é responsável por armazenar e distribuir petróleo e gás natural no Brasil.

Gás e energia elétrica

A Petrobras atua no mercado de gás natural e energia elétrica, tanto no Brasil quanto no exterior. A empresa possui uma rede de gasodutos que distribui gás natural para consumidores residenciais, comerciais e industriais.

A Petrobras também é uma das principais geradoras de energia elétrica do Brasil, com capacidade instalada de mais de 20 mil megawatts. A empresa gera energia elétrica a partir de petróleo, gás natural, biomassa e fontes renováveis.

Porque investir na Petrobras

  • Desalavancagem: a empresa está vendendo ativos que não faz parte do seu foco principal. Esse processo tem gerando resultado positivo, fazendo o preço da ação da Petrobrás subir e melhorando seus indicadores.
  • Líder no país: a companhia é líder na extração de petróleo no país e a maior expert do mundo na exploração em águas profundas.
  • Pré-sal: por ser estatal, têm vantagens em relação aos concorrentes na exploração das reservas do pré-sal.
  • Integração: a empresa domina os processo de ponta a ponta. Desde as atividades da exploração até mesmo a comercialização.
  • Expansão: empresa em constante evolução e que investe continuamente sempre mais do que recebe dos ativos que está se desfazendo.
  • Crescimento: a ação da Petrobrás tende a ter mais lucro quando o preço do petróleo está aumentando.
  • Ciclos da commodities: petróleo é uma das principais commodities do mundo.

Análise fundamental da ação da Petrobras

A análise fundamental de uma ação é uma avaliação do valor intrínseco da ação, levando em consideração fatores como os fundamentos da empresa, o cenário macroeconômico e as expectativas do mercado.

São analisados fatores internos e externos que influenciam o seu desempenho financeiro, como a sua estratégia, a sua estrutura de capital, a sua lucratividade e a sua gestão.

Fundamentos da empresa

No caso da Petrobras, os fundamentos da empresa são fortes.

A empresa possui uma posição dominante no mercado brasileiro de petróleo e gás natural, com uma produção robusta e uma rede de distribuição extensa.

Além disso, possui um portfólio de projetos de exploração e produção promissores, que devem impulsionar o seu crescimento no futuro.

Cenário macroeconômico

O cenário macroeconômico é composto por fatores como a taxa de juros, a inflação e o crescimento econômico. Estes podem afetar a demanda por produtos e serviços, o que, por sua vez, pode afetar o desempenho das empresas.

No caso da Petrobras, o cenário macroeconômico brasileiro é positivo.

A nossa economia está crescendo, o que deve impulsionar a demanda por petróleo e gás natural. Além disso, a taxa de juros está em queda, o que deve estimular o consumo.

Expectativas do mercado

O mercado leva muito a sério as expectativas para determinar o preço das ações. Logo, os investidores avaliam se o que vem pela frente é positivo ou negativo, ou seja, se a empresa vai crescer e gerar lucros ou se vai ficar estagnada ou até reduzir os seus lucros.

Para a Petrobras, as expectativas do mercado são positivas. A maior parte dos analistas esperam que a empresa continue a crescer no futuro, impulsionada pelo seu portfólio de projetos de exploração e produção.

Fatores macroeconômicos que influenciam a ação da Petrobras

Os fatores macroeconômicos que mais influenciam a ação da Petrobras são:

  • Preço do petróleo: o preço do petróleo é o principal determinante da receita da Petrobras. Quando o preço do petróleo sobe, a receita da empresa aumenta, o que pode levar a um aumento no lucro e no valor da ação.
  • Taxa de juros: a taxa de juros afeta o custo de capital da Petrobras. Quando a taxa de juros sobe, o custo de capital aumenta, o que pode reduzir o lucro da empresa e o valor da ação.
  • Crescimento econômico: o crescimento econômico afeta a demanda por petróleo e gás natural. Quando a economia cresce, a demanda por esses produtos aumenta, o que pode levar a um aumento no lucro da Petrobras e no valor da ação.

Perspectivas e projeções para a empresa e sua ação

Perspectivas e projeções para Acão da petrobrás

Como as perspectivas para o país são boas – o que estimula o consumo de energia e combustível – e diante do portfólio de projetos e mercado, os analistas esperam que a ação da Petrobras continue com o seu ritmo de crescimento para os próximos anos.

As projeções para o preço da ação da Petrobras variam de acordo com a instituição, mas, em geral, espera-se que a ação ultrapasse os R$ 40,00 até o final de 2024.

Levando em conta os fatores citados, as ações da Petrobras são uma boa opção de investimento para investidores que buscam exposição ao setor de petróleo e gás natural.

Considere os riscos

riscos da petrobrás

Apesar de ser uma excelente empresa, a Petrobras também tem os seus riscos, como todo investimento. Veja a seguir os principais.

#1 Risco político

Lembre-se que estamos falando de uma empresa estatal, o que significa que está sujeita a interferências do governo.

Cada mudança de governo pode levar a ajustes na política de preços e governança o que pode afetar o valor da ação.

#2 Risco ambiental

Toda empresa desse setor está sujeita a riscos ambientais, como vazamentos de petróleo e gás. Esses riscos podem afetar a imagem da companhia e o seu valor.

Outro fator é que a empresa pode ter participações em outras empresas que também podem ser afetadas por esse motivo, como é o caso da Braskem.

#3 Risco de regulamentação

O processo de exploração, produção e refino é muito complexo e regulado por diversas agências governamentais. Assim, quaisquer mudanças podem afetar diretamente as operações da organização.

#4 Risco de concorrência e tecnologia

Esse mercado é uma comoditie, o que indica que existe uma forte concorrência global e que os seus preços são altamente influenciados pelo mercado internacional.

Além disso, é um mercado que exige muito investimento em tecnologia. Isto porque, é preciso manter sempre os custos baixos, alta produtividade e gerar diferenciais competitivos.

#5 Outros riscos

  • Preço do petróleo: o preço do petróleo é o principal determinante da receita e qualquer petroleira. Quando o preço cai, a receita e o lucro também caem, o que geralmente leva a uma queda no preço da ação.
  • Risco de taxa de juros: a taxa de juros afeta o custo de capital. Ou seja, quando a taxa de juros sobe, o custo de capital aumenta, o que pode reduzir o lucro da empresa e o valor da ação.
  • Risco desaquecimento da economia: quando a economia cresce, a demanda por esses produtos aumenta, da mesma forma, se tivermos uma retração na economia a tendência é que a demanda caia juntamente com o lucro, refletindo negativamente no valor da ação.

Comprar ou vender

Além da análise fundamentalista você também pode usar a análise técnica para saber se é a melhor hora para comprar ou vender a ação da Petrobrás.

Para isso, você pode se aproveitar de gráficos, indicadores e padrões de candlestick para tomar as suas decisões.

Ao lado você encontra um compilado de vários indicadores da análise técnica. São 11 Osciladores e 15 tipos de Médias Móveis.

No grupo de osciladores temos: IFR (14), Estocástico %K (14, 3, 3), Índice Canal de Commodities (20), Índice Direcional Médio (14), Awesome Oscillator (AO), Momentum (10), IFR Estocástico Rápido (3, 3, 14, 14), WPR (14), Bull Bear Power e Ultimate Oscillator (7, 14, 28).

No grupo das Médias Móveis temos: Exponencial (10, 20, 30, 50, 100, 200), Simples (10, 20, 30, 50, 100, 200), Linha Base Ichimoku (9, 26, 52, 26), Média Móvel Ponderada pelo Volume (20) e Média Móvel de Hull (9).

O primeiro gráfico é um compilado de todos, mostrando quantos indicadores estão sinalizando uma tendência baixista, quantos uma tendência neutra e quantos uma tendência de alta.

Quanto mais para a direita estiver apontando o ponteiro, mais indicadores estão sugerindo a alta do ativo.

Quanto mais para a esquerda estivar apontando o ponteiro, mais indicadores estão sugerindo a baixa do ativo.

Se o ativo estiver sem tendência, o ponteiro estará mais próximo do centro.

Por padrão, o resultado que você visualiza é no tempo gráfico diário. Ao lado você encontra os tempos gráficos de 1 minuto e 5 minutos.

Isso é interessante para quem faz operações mais curtas, principalmente day trade.

Além disso, você pode clicar no “Mais” e escolher entre diversos outros time frames populares como 15 minutos, 1 hora, 4 horas, semanal e até mensal.

Se você for um operador mais experiente pode considerar outros fatores para a sua tomada de decisão de comprar ou vender a ação da Petrobrás, como por exemplo:

  • Padrões de candle;
  • Figuras gráficas;
  • Canais;
  • Suportes e Resistências;
  • Fluxo;
  • SMC;
  • ICT…

Estratégias de investimento na ação da Petrobrás

Estratégia para operar a Petrobrás

A ação da Petrobras (PETR4) é a mais negociada na bolsa brasileira. Em 2023, a PETR4 representou cerca de 20% do volume total negociado na B3.

Em virtude de sua alta liquidez, ou seja, de ter muitas pessoas operando o papel, é possível usar o papel para qualquer tipo de estratégia.

Portanto, não importa se você opera day trade, swing trade ou se é um investidor que pensa em usar os papéis pensando em viver de dividendos. A ação da Petrobrás lhe permite pensar em qualquer uma dessas estratégias.

Longo prazo vs. curto prazo

Muitos se perguntam se é a melhor estratégia para comprar a ação da Petrobrás são operações de curto prazo ou mais longas.

E a resposta é que não existe uma estratégia que seja melhor, isso porque, se existisse provavelmente não haveria outro tipo de estratégia pois todo mundo iria usar a “melhor”.

Além disso, a resposta a essa pergunta envolve levar em conta fatores como capital, perfil do investidor, tempo disponível, conhecimento técnico e muitas outras variáveis.

O fato é que é possível ter bons resultados operando no curto prazo ou no longo prazo.

Alocação de capital e diversificação da carteira

Além de ter como estratégia comprar a ação da Petrobrás pensando de forma individual, baseado em fundamentos e análise técnica, você também pode fazer isso como uma estratégia de alocação de capital e diversificação da carteira.

Alocação de capital: comprar a ação da Petrobrás para se expor ao setor de petróleo e gás natural, que é um setor importante da economia global, e a empresa é uma das maiores empresas do setor.

Diversificação da carteira: a diversificação pode ser para expor uma parte do seu capital na renda variável e também em ativos brasileiros.

Automação de investimentos

Uma estratégia interessante para investir na ação da Petrobrás é utilizando um robô trader. Isso porque, essa forma operar permite operações tanto de curto, quanto de médio prazo.

Além disso, ajuda os investidores a economizar tempo e esforço ao automatizar tarefas que seriam feitas manualmente.

Por fim, porém muito importante, aumenta a probabilidade de sucesso, visto que usa estratégias validadas, diversas ferramentas para gerir o risco e elimina o fator emocional da negociação.

Investir na Petrobras vs Renda Fixa vs Inflação

Quando comparamos a renda variável com a renda fixa devemos ter em mente um horizonte de tempo de médio a longo prazo. Afinal, não é muito comum e lucrativo usar a renda fixa para investimentos especulativos.

Pode ser que você tenha ouvido dizer que no longo prazo sempre a renda fixa vence as ações. Mas será que isso é realmente verdade? Bem, só saberemos isso analisando.

Petrobrás vs CDI vs IPCA 5 anos

No gráfico acima observamos que o retorno percentual da Petrobrás (PETR4) foi de 337,45% nos últimos 5 anos. Já o CDI rendeu 43,85% e o IPCA 32,16% no mesmo período.

Isso quer dizer que a Petrobrás se valorizou mais de 7 vezes que o CDI e mais de 10 vezes que o IPCA em 5 anos.

Um fator importante a ser observado é que diferentemente do CDI e do IPCA o crescimento da Petrobrás passou por altos e baixos. Então, e em alguns momentos ficaram no prejuízo.

Mas o investidor que foi paciente, teve um retorno muito maior que investimentos tradicionais.

Ao mesmo tempo, lembre-se que resultados passados não são garantias de resultados futuros.

Como comprar e vender ações da Petrobras na prática

#1 Abrir conta em uma corretora de valores

O primeiro passo para investir nas ações da Petrobras é abrir uma conta em uma corretora de valores. O processo de abertura de conta geralmente é rápido e simples. Em em um ou dois dias você já estará apto a começar a investir.

#2 Depositar dinheiro na corretora

Depois de abrir a conta, você precisará depositar dinheiro para começar a investir. Nas corretoras do Brasil geralmente não existe um valor mínimo.

O depósito pode ser feito por meio de Pix, transferência bancária e boleto bancário. Dependendo da da sua corretora talvez tenha algumas opções adicionais.

#3 Acessar o home broker ou plataforma de negociação

O home broker ou plataforma de negociação é o ambiente virtual onde você vai comprar e vender ações.

Toda corretora oferece pelo menos uma opção gratuita e todas elas tem opções para serem usadas diretamente no celular.

#4 Digitar o código do ativo

Depois de acessar o home broker, basta digitar o código da Petrobrás. Aqui temos 4 opções:

  • PETR4: ação preferencial com o lote padrão;
  • PETR3: ação ordinária com o lote padrão;
  • PETR4F: ação preferencial com o lote fracionado;
  • PETR3F: ação ordinária com o lote fracionado;

Os códigos com final “F” permite que você compre unidades, ou seja, de 1 até 99. Isso é uma alternativa interessante para quem deseja comprar a Petrobrás mas tem pouco dinheiro.

Assim, é preciso ter apenas o dinheiro a partir do preço de uma ação para se tornar sócio da maior empresa do Brasil.

#5 Conferir preço do ativo e definir a quantidade

O preço do ativo é o valor que você vai pagar para comprar uma ação.

A quantidade de ações que você vai comprar é uma decisão pessoal. Você pode comprar apenas uma ação ou comprar várias ações.

O valor total será a multiplicação do preço de uma unidade pela quantidade total de ações que você comprará.

Por exemplo. Digamos que o preço da ação está em R$ 35,00. Ao comprar 10 unidades você investirá R$ 350,00 e ao comprar um lote completo 100 unidades você investirá R$ 3.500,00.

#6 Enviar a ordem

Depois de conferir o preço da ação da Petrobrás escolhida e definir a quantidade, você pode enviar a ordem de compra.

Isso significa que a corretora enviará o seu pedido de compra e quando uma outra pessoa aceitar o preço que você determinou a operação será efetivada.

#7 Acompanhar o resultado

Após a ordem ser executada, você receberá verá as ações da Petrobrás na sua carteira. Daí em diante é acompanhar o resultado.

Com o passar do tempo você poderá receber dividendos, aumentar a sua posição, diminuir e também vender tudo.

Opções alternativas de investimento no setor de energia

Embora as ações da Petrobrás possam ser uma opção lucrativa para investidores interessados no setor de energia, existem outras opções de investimento a considerar. Algumas alternativas incluem:

  1. ETFs: Os Exchange Traded Funds (ETFs) de energia permitem investir em um portfólio diversificado de empresas do setor de energia. Na prática, em vez de comprar uma ação, com uma única cota você está comprando as principais do setor.
  2. Outras empresas do setor: Apesar de líder, temos outras opções no mercado como a Prio e a 3R Petroleum.

Conclusão sobre a ação da Petrobrás

A ação da Petrobras é um ativo interessante para investidores que buscam exposição ao setor de petróleo e gás natural, diversificar o portfólio ou especular com operações de curto prazo.

A empresa tem fundamentos sólidos, perspectivas de crescimento positivas e uma alta liquidez. No entanto, como qualquer empresa tem os seus riscos, como o risco político, ambiental e de regulamentação.

Independente de como você vai investir, é importante aprofundar os estudos e estar preparado para a volatidade de uma empresa de renda variável e de um mercado que costuma ter grandes oscilações.

Para investidores que buscam investir no longo prazo, a ação da Petrobras pode ser uma boa opção para diversificar a carteira e obter exposição a um setor importante da economia global.

Quer automatizar a sua estratégia na ação da Petrobrás? Então clica aqui e teste grátis o SDIN4.

Carlos Eugênio
Criador da Sociedade de Investidores. Investidor, Trader e Mestre em Engenharia de Produção (UFPE).

Você quer fazer parte de um grupo seleto de investidores?

Entre no nosso canal do Whatsapp e acesse conteúdo VIP sobre investimentos.
Aprenda como investir com base em dados, receba dicas e sacadas incríveis.
Além de conteúdo e ofertas exclusivas.

Veja também…

Índice