Day Trade ou Swing Trade: Qual é a melhor opção para você?

por | 21 maio 23 | Bolsa e mercado

banner sdin4

Se você está começando a sua jornada no mundo dos investimentos, provavelmente já ouviu falar nas modalidades de Day Trade e Swing Trade. Ambas são estratégias utilizadas por investidores para ganhar dinheiro na bolsa de valores, mas cada uma tem suas particularidades e riscos.

Por isso surgem as perguntas: mas afinal, qual é a melhor opção Day Trade ou Swing Trade? Será que existe uma fórmula para que possamos determinar qual das alternativas é a ideal para você?

Neste post, apresentaremos as principais diferenças entre Day Trade e Swing Trade, explicaremos o que são, como investir em cada modalidade, os perfis de investidor ideais para cada uma e os riscos envolvidos em cada estratégia.

Além disso, iremos verificar o que mais te interessa: como ganhar dinheiro com essas formas de operar. Então, se é isso que você quer saber, continua a leitura.

O que é Day Trade?

Coelho day trade

O Day Trade é uma modalidade em que os investidores compram e vendem ações ou qualquer outro ativo financeiro no mesmo dia, buscando lucrar com as oscilações de curto prazo do mercado (rápidos como um coelho).

Para ficar ainda mais fácil de entender podemos comparar a um jogo de xadrez. Assim como no xadrez, o Day Trade exige estratégia e habilidade para identificar as melhores jogadas e obter vantagem sobre o adversário.

No caso do Day Trade, o adversário é o mercado financeiro e as jogadas são as operações de compra e venda de ativos.

Além disso, assim como é possível determinar um tempo para uma partida de xadrez (talvez você já tenha visto relógios nas mesas), no caso do day trade, o tempo máximo para a operação é o dia. Ela precisa ser iniciada e fechada no mesmo dia.

Essa é uma estratégia agressiva e que exige uma análise mais detalhada das condições do mercado, mas que ao mesmo tempo, dá a possibilidade de ganhar dinheiro na bolsa todo dia.

Talvez por esse motivo você já tenha ouvido dizer que day trade é furada. Além disso, um estudo da FGV e B3 mostrou que a maior parte dos que tentam, acabam perdendo.

O que é Swing Trade?

Tartaruga swing trade

O Swing Trade é uma modalidade em que os investidores compram ações ou qualquer outro ativo financeiro e as mantêm por um período mais longo (devagar como uma tartaruga), podendo ser de dias, semanas ou poucos meses, para lucrar com as oscilações do mercado no médio prazo.

É uma estratégia menos agressiva do que o Day Trade. Isso porque é menos alavancada, ou seja, exige mais capital para investir e também porque o horizonte de investimento é maior, tornando esse método menos especulativo.

Só existem esses tipos de trade?

Embora a maior parte das pessoas falem mais sobre day trade ou swing trade, existem também outras modalidades de trading. Entre elas estão:

Position Trade

É uma estratégia de investimento na Bolsa de Valores que consiste em manter posições compradas ou vendidas por um período mais longo do que o Swing Trade. O objetivo é obter lucro com a variação de preços desses ativos em um período que pode variar de alguns meses ou até poucos anos.

Buy and Hold

É uma estratégia de investimento na Bolsa de Valores que consiste em comprar ações de empresas sólidas e mantê-las por um longo prazo, independentemente das oscilações do mercado. O objetivo é obter lucro com a valorização dessas ações ao longo do tempo.

Em muitos casos o investidor nem pensa em vender as ações, pois além de buscar valorização dos preços é comum também focar em empresas que pagam dividendos, o que acaba gerando uma renda passiva.

Scalping

É uma estratégia de investimento na Bolsa de Valores que consiste em comprar e vender ativos financeiros (ações, opções, contratos futuros etc.) em um prazo muito curto, geralmente alguns segundos ou minutos. O objetivo é obter lucro com a variação de preços desses ativos em um curto período de tempo.

High Speed Trading

high speed trading 1

É uma estratégia de investimento na Bolsa de Valores que consiste em utilizar algoritmos (também chamados de robôs) e computadores para realizar operações de compra e venda de ativos financeiros em alta velocidade. O objetivo é obter lucro com a variação de preços desses ativos em um curto período de tempo.

Como fazer operações de Day Trade e Swing Trade?

Para investir em Day Trade, é necessário ter conhecimento em análise técnica e gráfica, além de uma plataforma de negociação que permita a compra e venda de ações em tempo real. É importante estar atento às notícias do mercado financeiro e ter uma estratégia bem definida para minimizar os riscos.

Para investir em Swing Trade, é necessário ter um conhecimento em análise fundamentalista, que avalia o desempenho das empresas e a situação econômica do país. É importante estar atento às notícias que possam afetar o mercado financeiro e ter uma estratégia bem definida.

Qual a diferença entre Day trade e Swing trade?

Para facilitar a sua decisão de escolher entre day trade ou swing trade, a seguir estão listadas 7 das principais diferenças entre elas. Confira:

  1. Prazo de investimento: o Day Trade é uma estratégia de curto prazo, enquanto o Swing Trade é uma estratégia de médio prazo.
  2. Agilidade: o Day Trade exige uma análise mais detalhada das condições do mercado e uma tomada de decisão mais rápida do que o Swing Trade.
  3. Risco: o Day Trade é mais agressivo e exige uma análise mais detalhada das condições do mercado.
  4. Conhecimento: o Day Trade exige mais conhecimento e experiência do investidor do que o Swing Trade.
  5. Lucro: o Day Trade pode gerar lucros maiores do que o Swing Trade, mas também pode gerar perdas maiores.
  6. Custos: o Day Trade pode ser mais caro do que o Swing Trade, pois o imposto é maior. Quanto ao custo de corretagem ele geralmente é inexistente ou até menor, porque o volume de operações é maior.
  7. Tempo: o Day Trade exige mais tempo do investidor do que o Swing Trade, pois envolve uma análise mais detalhada das condições do mercado e ficar na frente do computador acompanhando a operação (a menos que você use um robô trader).
  8. Tempo gráfico para análise: enquanto as operações de day trade “pedem” gráficos com tempos mais curtos como 5, 15, 30 minutos ou 1 hora. As operações de swing geralmente utiliza tempos gráficos maiores em sua análise como 1 hora, diário e semanal.

Qual o perfil de investidor ideal para Day e Swing Trade?

O perfil de investidor ideal para o Day Trade é aquele que tem um perfil mais agressivo e que está disposto a correr riscos maiores em busca de lucros maiores.

Isso porque essa estratégia de investimento envolve a compra e venda de ativos financeiros em um curto período de tempo, no mesmo dia para ser mais específico.

Ou seja, é uma estratégia mais arriscada e que exige mais conhecimento e experiência do investidor.

Já o perfil de investidor ideal para o Swing Trade é aquele que tem um perfil mais conservador ou moderado e que está disposto a esperar por um período mais longo para obter lucros.

Diferentemente do Day Trade, no Swing Trade é preciso ficar posicionado por mais de um dia, geralmente algumas dias ou semanas. Ou seja, é uma estratégia menos arriscada e que pode ser operada por investidores menos experientes.

Quais são os riscos dessas estratégias?

Day Trade ou Swing Trade riscos

Todo e qualquer investimento envolve riscos, mesmo investimentos em renda fixa como o Tesouro Direto ou que são protegidos pelo FGC, como é o caso de CDBs, por exemplo.

No entanto, existem graus de riscos e tanto o Day Trade quanto o Swing Trade tem os seus riscos, e é importante que você, investidor, esteja ciente deles antes de investir.

O Day Trade é considerado uma operação de alto risco. Esses riscos estão relacionados às oscilações de curto prazo do mercado e às decisões tomadas com base em informações muitas vezes incompletas.

Já no Swing Trade é considerado de risco moderado. Os seus riscos estão relacionados às oscilações do mercado no médio prazo e às mudanças nas condições econômicas e políticas do país.

Como analisar ações para Day Trade e Swing Trade?

Existe uma infinidade de formas de se analisar as ações, sejam para operações de day trade ou de swing trade. Por exemplo: existe o price action, fluxo, análise quantitativa e muitas outras.

Mas, as mais comuns e mais usadas são a análise técnica e gráfica e análise fundamentalista.

Para o Day Trade, a análise técnica e gráfica é a forma mais utilizada. Essa forma de análise utiliza gráficos e indicadores para identificar as tendências do mercado e os momentos mais propícios para comprar e vender.

Análise técnica e gráfica para Day Trade

  • A análise técnica e gráfica é uma ferramenta utilizada para analisar ações para o Day Trade.
  • Ela utiliza gráficos e indicadores para identificar as tendências do mercado e os momentos mais propícios para comprar e vender ações.
  • Essa análise é baseada em dados históricos de preços e volume de negociações das ações.
  • O objetivo da análise técnica é identificar padrões que possam indicar a direção futura dos preços das ações.

Já o Swing Trade, geralmente utiliza a análise fundamentalista, que avalia o desempenho das empresas e a situação econômica do país. No entanto, a análise técnica também é amplamente usada aqui.

Análise fundamentalista para Swing Trade

  • A análise fundamentalista é uma ferramenta utilizada para analisar ações para o Swing Trade.
  • Ela avalia o desempenho das empresas e a situação econômica do país.
  • Essa análise é baseada em dados financeiros e econômicos das empresas, como balanços patrimoniais, demonstrações de resultados e fluxo de caixa.
  • O objetivo da análise fundamentalista é identificar empresas com bom desempenho financeiro e que tenham potencial de crescimento no longo prazo.

Como funciona a tributação?

Quando você investe em ações, pode ganhar dinheiro com a diferença entre o preço que você comprou e o preço que você vendeu. Isso é chamado de lucro.

Se você comprar e vender ações no mesmo dia, isso é chamado de Day Trade. Nesse caso, o governo cobra um imposto de 20% sobre o lucro que você obteve.

Mas se você comprar ações e vendê-las em um período maior do que um dia, isso é chamado de Swing Trade. Nesse caso, o governo cobra um imposto menor, de 15% sobre o lucro que você obteve. Além disso, se você vender até R$ 20 mil por mês em ações nessa modalidade, não precisa pagar imposto.

É importante lembrar que essas regras podem mudar com o tempo, então é sempre bom verificar as informações antes de investir.

Como escolher? Day Trade ou Swing Trade?

O Day Trade é uma estratégia mais agressiva e voltada para o curto prazo, enquanto o Swing Trade é uma estratégia mais conservadora e voltada para o médio prazo. Ambas têm seus riscos e exigem conhecimento e estratégia por parte do investidor.

Da mesma forma que cada uma possui os seus riscos, é possível ganhar e perder dinheiro em qualquer uma das modalidades.

Mas agora vem uma grande sacada. Nada impede que você pratique as duas e consiga usufruir o que cada uma tem de melhor.

Por exemplo, você pode alocar uma pequena parte do seu capital para operações de day trade, enquanto a maior parte estará empregado no swing trade.

Na verdade, como você precisa apenas de uma margem para operar, todo o seu capital para essas operações podem estar no swing trade e usar essas ações como garantia para suas operações de curto prazo.

Dessa forma, você consegue rentabilizar em dobro o seu capital. E a medida que for lucrando no day trade, você pode comprar mais ações para swing trade e aumentar a margem para as suas operações diárias na bolsa.

Quais perguntas fazer para eliminar as dúvidas?

  1. Quanto tempo você tem?
    Se você não tem muito tempo, pode optar por “swing trade”. Isso significa que você compra ações e as mantém por alguns dias ou semanas e depois as vende. Se você tiver mais tempo, pode fazer “day trade”, pois poderá ficar analisando o mercado durante o dia e operando.
  2. Quais são seus objetivos?
    É importante ter objetivos claros e realistas ao investir em ações. O que você quer alcançar? Você quer ganhar dinheiro no curto prazo ou no longo prazo?
    Depois de conhecer seus objetivos, você pode escolher os investimentos que provavelmente o ajudarão a alcançá-los.
    Por exemplo, você pode começar negociando swing e aprendendo o máximo que puder. Depois de sentir que tem conhecimento e experiência suficientes, você pode começar a fazer negociações no intraday.
  3. Qual é o seu apetite de risco?
    Todo mundo tem um nível diferente de tolerância ao risco. Algumas pessoas se sentem confortáveis com muito risco, enquanto outras preferem jogar pelo seguro. Com quanto risco você se sente confortável?
    Ao investir em ações, é importante estar ciente de sua própria tolerância ao risco e escolher os investimentos apropriados para você.

Mitos sobre as operações de day trade e swing trade

Mitos day trade ou swing trade

Mito #1: Eu preciso acompanhar as notícias

Não é verdade que você precise acompanhar as notícias para ser um day trader ou swing trader de sucesso. Na verdade, as notícias podem até atrapalhar sua tomada de decisão.

O motivo é que as notícias frequentemente chegam tarde, depois que o preço da ação já reagiu ao evento. Isso significa que você pode estar comprando ou vendendo uma ação com base em notícias que já estão desatualizadas.

Em vez de seguir as notícias, é melhor focar nos fundamentos da empresa e na análise técnica da ação.

Os fundamentos são os elementos que tornam uma empresa um bom investimento, como seus lucros, sua carga de dívida e sua posição competitiva.

A análise técnica é o estudo do gráfico de preços da ação para identificar padrões que possam ajudar a prever movimentos futuros de preços.

Mito #2: O mercado de ações está em queda, não há oportunidades

Quando o mercado de ações está em queda, é fácil pensar que não há oportunidades para ganhar dinheiro. No entanto, isso não é verdade. Na verdade, os momentos de queda do mercado podem ser alguns dos melhores para lucrar.

O motivo é que, quando o mercado está em queda, muitas vezes existem ações que estão sendo vendidas a um preço abaixo de seu valor intrínseco. Isso significa que elas estão sendo negociadas com desconto.

Se você comprar uma ação com desconto e ela se recuperar e voltar ao seu valor justo, você terá lucro.

Mito #3: Eu preciso monitorar o mercado de ações o dia todo

Não é verdade que você precise monitorar o mercado de ações o dia todo para ser um trader de sucesso. Na verdade, muitas vezes é melhor configurar entradas e saídas automáticas para que você não precise ficar de olho no mercado o tempo todo.

Uma entrada automática é uma operação que é acionada quando o preço de uma ação atinge um determinado nível. Uma saída automática é uma operação que é acionada quando o preço de uma ação atinge um determinado nível.

Ao usar entradas e saídas automáticas, você pode eliminar a emoção das suas negociações e deixar o mercado trabalhar por você.

Here’s a rewritten version of the information in informal and easy-to-understand language:

Mito #4: As operações de day trade só são lucrativas para a corretora

Não é verdade que as operações de day trade sejam lucrativas apenas para a corretora. Na realidade, a taxa de corretagem é baixa ou até gratuita.

Se um trader não está obtendo lucros suficientes para cobrir a taxa de corretagem, então ele precisa reavaliar sua estratégia de negociação.

Pode ser que esteja realizando muitas operações ou escolhendo as ações erradas para negociar. Também pode ser necessário aprimorar as habilidades de negociação.

Mito #5: O day trade é muito estressante

É verdade que o day trade pode ser estressante. No entanto, qualquer atividade realizada sem preparação pode ser estressante. Por exemplo, imagine pilotar um avião sem nunca ter feito aulas de voo antes. Certamente seria estressante.

No entanto, se estiver preparado e tiver uma boa estratégia de negociação, o day trade pode ser uma forma lucrativa e prazerosa de investir na bolsa de valores.

Mito #6: Vou enriquecer rapidamente e viver apenas do day trade

Se alguém vender essa ideia para você, cuidado. Riqueza ou independência financeira levam tempo e exige consistência. Embora as operações de day trade são rápidas, os seus resultados são acumulativos.

Por isso, é preciso ser paciente. Se você quer ganhar dinheiro no mercado de ações, precisa estar disposto a investir tempo e esforço.

O day trade pode ser uma forma lucrativa de investimento, mas não é uma maneira fácil de ficar rico rapidamente.

Mito #7: Existe uma fórmula mágica para saber quando comprar ou vender

Não, não existe. Não há uma fórmula mágica que diga quando comprar ou vender uma ação. A melhor maneira de ganhar dinheiro no mercado de ações é fazer sua pesquisa e desenvolver uma estratégia de negociação que funcione para você.

Como ganhar dinheiro com swing trading e day trading?

  1. Faça sua pesquisa. Antes de comprar uma ação, certifique-se de entender a empresa e o setor em que ela atua. Use análise técnica. A análise técnica pode ajudar a identificar padrões no gráfico de preços de uma ação que podem ajudar a prever movimentos futuros de preços.
  2. Estabeleça stop losses. Um stop loss é uma ordem que vende uma ação se ela cair abaixo de um determinado preço. Isso pode ajudar a limitar suas perdas se a ação se mover contra você.
  3. Realize lucros. Quando estiver satisfeito com seus lucros, realize-os. Não seja ganancioso e tente segurar uma ação por muito tempo.

O swing e day trading podem ser uma forma lucrativa de investir no mercado de ações. No entanto, é importante lembrar que não é um esquema para ficar rico rapidamente. Leva tempo, esforço e disciplina para obter sucesso.

Se você está pensando em investir em Day Trade ou Swing Trade, é importante estudar bastante, conhecer o mercado, analisar estratégias e fazer backtesting para ter mais segurança.

Para ajudar você nesse sentido, inscreva-se no nosso canal do YouTube. Lá disponibilizamos conteúdo de alto valor para ajudar você a acelere os seus lucros e ser um trader e investidor consistente.

Carlos Eugênio
Criador da Sociedade de Investidores. Investidor, Trader e Mestre em Engenharia de Produção (UFPE).

Você quer fazer parte de um grupo seleto de investidores?

Entre no nosso canal do Whatsapp e acesse conteúdo VIP sobre investimentos.
Aprenda como investir com base em dados, receba dicas e sacadas incríveis.
Além de conteúdo e ofertas exclusivas.

Veja também…

Índice