Como criar um Robo Trader do zero e sem programar [Passo a Passo]

por | 14 out 22 | Robo trader

banner sdin4

Você já pensou em ganhar dinheiro enquanto dorme? Se você tem esse desejo mas não sabe por onde começar a sua espera acabou. Ao final desse artigo você descobrirá como como criar um robô trader.

Os robôs traders são softwares que fazem operações automatizadas em bolsas de valores. Eles são capazes de analisar grandes volumes de dados e executar operações em frações de segundos.

Muitas pessoas têm o desejo de montar um robô trader, mas não sabem por onde começar. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para mostrar como criar um robô trader do zero e sem programar.

Ao longo deste artigo, você vai aprender como funcionam os robôs traders e quais os principais componentes que os compõem.

Além disso, vamos mostrar uma ferramenta que permite a criação de robôs traders sem a necessidade de programação.

Portanto, continua a leitura e descubra o passo a passo para operar na bolsa no automático.

Porque operar com robôs traders?

Muitas pessoas estão buscando automatizar suas operações em mercados financeiros e uma das maneiras de fazer isso é operar com robôs traders.

Existem diversos motivos para se operar com robôs traders, desde a questão do tempo até a análise de grandes volumes de dados.

Operar com um robô trader pode te dar mais tempo para analisar os mercados e tomar as melhores decisões, pois o robô fica responsável por executar as operações.

Além disso, os robôs traders são capazes de analisar grandes volumes de dados em tempo real e identificar oportunidades que podem ser lucrativas.

Por terem essas vantagens, desenvolver robô trader e operar com ele pode ser uma ótima opção para quem quer melhorar os resultados de suas operações no mercado financeiro.

O que considerar antes de criar um robô?

O que considerar antes de criar um robo

Criar robô trader hoje está ao alcance de todos. Mas, antes de te mostrar como criar um robô trader é importante que você entenda algumas pontos.

O primeiro é compreender os riscos envolvidos e ter uma boa base de conhecimento sobre o mercado financeiro.

O segundo é que o robô não fará milagres. Ele simplesmente vai automatizar algo que você já faz ou poderia fazer. Assim, ele só dará lucros se a sua estratégia gerar lucro.

O terceiro ponto que você deve ter em mente é que é importante testar o robô em uma conta demo antes de usá-lo em uma conta real, pois isso permitirá que você avalie seu desempenho e minimize os riscos.

O quarto ponto que você precisa ter mente antes criar um robô trader é que é preciso ter algum conhecimento sobre o mercado financeiro e saber como funciona a negociação de ativos.

O quinto e último ponto é definir os objetivos do robô e ter um bom conhecimento sobre o funcionamento da plataforma de negociação que será utilizada.

Quais informações necessárias para criar um robô trader?

informacoes necessarias para criar um robo trader

Um robô automatiza ações pré-definidas. Logo, você precisará ter uma estratégia objetiva.

Mas o que isso significa na prática?

Significa que você precisará ter um conjunto de regras definidas para determinar fatores como:

  • Sinal de entrada e saída.
  • Filtros.
  • Realizações parciais e/ou aumento de posição.
  • Horários de negociação.
  • Tempo gráfico.
  • Ativos para operar.
  • Alvos de ganho e limite de perdas.

Cada item desse abre um leque de possibilidades. Mas não se preocupe. Em seguida nós iremos falar um pouco sobre cada ponto com um exemplo prático.

Como criar um robô trader passo a passo?

Primeiro vamos quebrar um tabu, o de que é preciso ter muito conhecimento em matemática ou exatas para programar robo trader. Na verdade você verá como criar o seu sem escrever uma linha de código.

Agora que já porque operar com robôs traders, o que considerar e reunimos as informações que precisamos, é o momento de colocar a mão na massa.

1 – Escolher a plataforma de negociação

plataforma metatrader 5

Existem diversas plataformas para criar robôs de investimento. No entanto, a melhor plataforma hoje é, sem dúvidas, a Metatrader 5. Entre os fatores que podemos citar estão:

  • a vasta documentação;
  • milhares de de indicadores técnicos considerando os nativos e da comunidade;
  • a capacidade de negociar em vários prazos, de 1 minuto a 1 mês;
  • a variedade de instrumentos financeiros, incluindo forex, ações, futuros e opções;
  • plataforma presente em todo o mundo;
  • capacidade de testar estratégias usando dados históricos;
  • possibilita personalizar a plataforma para atender às suas necessidades individuais;
  • interação com notícias e dados econômicos em tempo real diretamente através da plataforma.

2 – Selecionar o robô trader

Como a Metatrader 5 é a plataforma mais utilizada no mundo, naturalmente temos uma grande variedade de robôs traders para escolher. O que utilizaremos é o SDIN4.

O SDIN4 é um robô trader white box, multi estratégia e multi ativos. Vamos entender cada um dos termos.

Como você viu logo acima, white box significa que você tem total controle de sua estratégia. Podendo criar do zero e gerenciar tudo.

Multi estratégia quer dizer que você pode criar quantas estratégias quiser à partir dele. Ou seja, você pode ter infinitos robôs rodando com estratégias diferentes.

Multi ativos é uma função que permite que você configure uma estratégia para operar ao mesmo tempo vários ativos.

Além disso, com apenas uma licença você opera em todas as corretoras de sua titularidade.

3 – Escolha da corretora

Agora que já selecionamos a Metatrader 5 como a plataforma e também escolhemos o SDIN4 como o nosso robô de negociação automatizada é a hora de escolher a corretora.

No Brasil temos 8 corretoras que utilizam a Metatrader 5. São elas:

  • Genial Investimentos;
  • BTG Pactual;
  • Terra Investimentos;
  • Modal Mais;
  • Rico;
  • XP;
  • Clear;
  • Órama.

Mas não estamos limitados a corretoras nacionais. Centenas de corretoras pelo mundo utilizam a Metatrader 5. Entre elas estão:

4 – Download e instalação da plataforma

O processo de instalação é bastante simples: basta baixar o arquivo executável na sua correta ou direto e seguir as instruções na tela. No entanto, existem algumas etapas para serem consideradas antes de começar.

Primeiro, é importante ter em mente que a Metatrader 5 foi criada para funcionar com Windows, portanto, se você estiver usando um Mac ou alguma distribuição Linux, precisará usar um programa de emulação como Wine para poder usá-la.

Além disso, a Metatrader 5 requer acesso à internet para funcionar corretamente.

Por fim, é importante ter em mente que a Metatrader 5, apesar de ter apps para Android e iOS, não roda robôs pelo celular. Ou seja, você precisará fazer isso em um computador.

5 – Download e instalação do robô

Para fazer o download basta clicar no botão abaixo, informar seu nome, email e whatsapp e o arquivo será enviado para o email.

Depois de fazer o download do arquivo, basta abrir a plataforma Metatrader 5 e navegar no menu em Aquivos >> Abrir pasta de dados. Ou utilizar o atalho Ctrl+Shift+D.

Como criar um robô trader - Instalar robo passo 1

Em seguida navegue pelo caminho MQL5 >> Experts e nessa pasta cole o robô SDIN4.

Como criar um robô trader - Instalar robo passo 2

Após colar o arquivo pode fechar a pasta e retornar para a plataforma.

O passo seguinte é ir até o módulo de Navegador, na lateral esquerda. Clicar com o botão direito em “Consultor Expert” e em seguida “Atualizar”.

Após isso basta clicar no sinal de “+” antes do nome “Consultor Expert”. Essa ação vai expandir as opções e o robô aparecerá.

Como criar um robô trader - Instalar robo passo 3

6 – Definir a estratégia

Vamos criar uma estratégia bem simples, utilizando médias móveis.

O sinal para efetuarmos compras se dará quando o fechamento do preço for maior que a média e o sinal de venda quando o preço de fechamento for menor que média.

Utilizaremos uma média simples de 21 períodos.

7 – Acessar as configurações

O próximo passo é clicar no robô SDIN4 com o botão direito e em seguida em “Teste”.

Como criar um robô trader - Instalar robo passo 4

Ao fazer isso será aberta a caixa do Testador de Estratégias. Nessa tela nós vamos selecionar a opção “Único”.

Como criar um robô trader - Instalar robo passo 5

Depois de clicar em único seremos redirecionados para a aba configurações. No entanto, vamos até a guia “Parâmetros de entrada” ao lado.

Como criar um robô trader - Instalar robo passo 6

Agora vamos fazer as configurações.

7 – Criar a estratégia no SDIN4

Se você quer saber como criar um robô trader, essa é a hora. Até aqui já temos a plataforma e o robô instalados e a estratégia definida. Agora é o momento de criar.

1 – Nome da configuração e número mágico

O primeiro passo é definir um nome para a estratégia e dar um número mágico.

Definir nome e número mágico

2 – Configurar a média móvel

O passo seguinte é configurar a média móvel de acordo com a definição da etapa 6. Para isso, basta navegar até o grupo de indicadores Médias 1 e preencher como está na imagem abaixo.

Configurar a média móvel

3 – Configurar a quantidade de indicadores para entrada e saída

Depois configurar o indicador é preciso informar para o robô quantos indicadores serão usados para entrada, saída e filtros.

Configurar quantidade de indicadores para entrada e saída

4 – Configurar a inversão de posição

Vamos também configurar a inversão de posição. Nesse exemplo, estamos considerando que o robô estará sempre posicionado, por isso vamos ativar a virada de mão.

Inversão de posição

5 – Configurar o lote

Por fim, vamos configurar o lote. Aqui eu deixei como 0.00, o que quer dizer que o robô usará o menor lote possível do ativo. Ou seja, se tiver operando mini índice, será um contrato. Já se estiver operando ações no lote padrão será 100, e assim por diante.

image 5

8 – Salvar as configurações

Com todas as configurações realizadas basta clicar com o botão direito e depois em “Salvar”. Na caixa que se abre bastar dar um nome para o arquivo e escolher um local para salvar.

image 6

9 – Colocar o robô para rodar

Agora basta ir até a caixa navegador. Depois em Consultor Expert clica no sinal de + para expandir. Agora basta puxar o robô para o gráfico.

image 7

Na janela que se abrir navegue até a aba “Parâmetros de entrada, clicar em “Abrir” e navegar até o arquivo que você salvou. Seleciona o arquivo e clica em Abrir.

image 40
image 9

Ao fazer isso toda a configuração é carregada no robô e basta clicar em OK para carregar o robô.

image 10

Pronto! Agora o robô já está carregado e pronto para começar a operar. Mas, apesar de estar pronto, pode ser que ele não faça entradas porque a negociação automática pode estar desabilitada.

Por isso, primeiro verifique se o chapéu que indica o robô está azul (operando) ou cinza (desabilitado).

Se estiver azul, está tudo ok. Se estiver cinza siga habilite o algotrading, como mostrado na imagem abaixo.

image 11

1) Se ainda ainda o chapéu continuar cinza, vá até a barra lateral esquerda “Navegador” e clique no sinal de 2) “+” para expandir as contas.

3) Vá até a conta que está rodando o robô e clique no “+” para mostrar os robôs que estão no gráfico.

Em seguida 4) habilite o Algotrading clicando no nome.

image 12

Após isso, volte para o gráfico, dê um clique e confirme que o chapéu está azul, indicando que o robô está ativo e aguardando para fazer entradas.

image 13

Mais opções de como criar um robô trader

O robô que criamos foi extremamente simples. no SDIN4 você tem uma infinidade de opções adicionais. Por exemplo:

  • ajustes de horários;
  • definir dias específicos para operar;
  • várias opções de stop gain e stop loss;
  • saídas por meio de indicadores;
  • utilizar vários indicadores em conjunto;
  • 29 padrões de candles prontos;
  • saídas parciais contra e a favor;
  • reentradas contra e a favor;
  • metas e limites financeiros;
  • quantidade de operações;
  • e muitas outras opções.

As possibilidades são praticamente infinitas, levando em conta que você pode combinar os indicadores e as opções.

Que tipos operações realizam?

Agora que você já sabe como criar um robô trader do zero, em poucos minutos e sem precisar programar é importante definir o tipo de operação.

Embora a maior parte das pessoas ache que o robô trader só faz operações de day trade, isso é um mito.

O SDIN4 pode realizar operações de day trade, swing trade e até mesmo position trade. Ou seja, operações de curtíssimo prazo, médio e longo prazo.

Apenas verifique se a sua corretora permite que operações que duram mais de um dia são permitidas, visto que algumas costumam limitar para operações de day trade.

Como usar o robô trade em conta real

O processo é exatamente o mesmo, tanto para a conta demo quanto para a conta real. A única coisa que irá mudar é que você precisará estar logado em uma conta real e ter a licença do SDIN4 para operar em conta real.

O SDIN4 pode ser testado gratuitamente durante 30 dias, mesmo em conta real. Este é um período bem relevante para testes e é a única plataforma que faz esse tipo de oferta.

Como receber para operar

Agora, que você já sabe de tudo isso é a hora do próximo passo: colocar tudo em prática. E para te ajudar, eu vou te disponibilizar o robô trader SDIN4 totalmente gratuito.

Para isso, basta fazer o seu cadastro na corretora XM pelo abaixo.

Ao abrir a conta você ganha um bônus de 30 dólares para operar em conta real, sem necessidade de depósito.

E isso não é tudo, ao realizar o cadastro no link abaixo você também ganha um bônus adicional de 100% em relação ao primeiro depósito.

Ou seja, ao abrir a conta você pode utilizar o SIDN4 grátis na XM, ganha 30 dólares imediatamente e tem o seu primeiro depósito dobrado.

O que está esperando? Clica abaixo e faz agora o seu cadastro.

Carlos Eugênio
Criador da Sociedade de Investidores. Investidor, Trader e Mestre em Engenharia de Produção (UFPE).

Você quer fazer parte de um grupo seleto de investidores?

Entre no nosso canal do Whatsapp e acesse conteúdo VIP sobre investimentos.
Aprenda como investir com base em dados, receba dicas e sacadas incríveis.
Além de conteúdo e ofertas exclusivas.

Veja também…

Índice