O mercado financeiro está em constante evolução e, com isso, surgem novas ferramentas para auxiliar os investidores. Um exemplo é o robo trader, que vem ganhando espaço nos últimos anos.
Mas afinal, o que é um robo trader? Como ele funciona? Vale a pena investir nessa ferramenta?
Neste conteúdo vamos abordar todas essas questões para que você possa entender melhor como esse tipo de tecnologia pode te ajudar a alcançar seus objetivos financeiros.
Mas não é apenas isso que você verá. Continue a leitura que você também…
Verá a diferença entre um robô trader e um robô investidor, as vantagens e desvantagens, mitos e ainda como usar um dos melhores robôs do mercado gratuitamente.
Então segue a leitura e confere.
O que é um robô trader?
O robô trader é um tipo de robô de investimento, com foco em operações de curto e médio prazo e que, geralmente, utiliza a análise técnica para tomada de decisão.
Na prática, o robô trader é um software que automatiza as operações de compra e venda de ativos financeiros.
Ele é programado para seguir uma determinada estratégia de investimento e executar as ordens de compra ou venda conforme o mercado se movimenta.
Mas como será que eles realmente funcionam? Veja abaixo.
Como funcionam os robôs traders?
Os robôs traders são programas de computador que fazem operações financeiras automaticamente, seguindo uma determinada estratégia.
Eles são alimentados por dados de mercado e geralmente usam algoritmos para tomar decisões de compra ou venda.
Esses dados podem ser utilizados pelo robô de diversas formas para gerar os sinais.
Entre elas podemos citar, indicadores técnicos, price action, leitura de fluxo, inteligência artificial, machine learning, notícias ou a combinação dos componentes.
Os robôs traders podem ser usados para negociar ações, moedas, criptomoedas, commodities ou outros ativos financeiros.
Vale a pena usar robô trader?
A resposta direta é SIM. Mas porquê?
Porque essa ferramenta pode ser utilizada por traders experientes, por iniciantes e também para quem apenas está começando no mundo dos investimentos.
Para os iniciantes os robôs traders podem ajudar a minimizar o risco de perdas.
Já para os experientes, os robôs traders também podem ser úteis para ganhar tempo e segurança na execução de suas operações.
Já para quem está iniciando, pode diminuir muito o seu “tempo de tela”, utilizando ferramentas para testar, otimizar e validar estratégias.
Quais as vantagens do robô trader?
Sao muitas as vantagens e motivos que você tem para utilizar um robô trader. No vídeo acima eu destaco 16 deles. Mas aqui, vamos destacar apenas 3 deles:
1. Elimina o Emocional
Esse é considerado por muitos o principal fator de sucesso ou fracasso de um trader.
E, diferente nós, um robô não tem emoção. Ele simplesmente executa com perfeição o que foi programado, respeitando o momento de entrada, saída e sistemas de proteção utilizados.
Se você tem o problema de sair rápido de suas operações com medo, ou aumentar o loss na perda, o robô é para você.
2. Backtest
Bactest é a possibilidade de analisar o resultado de uma estratégia em um período passado.
Sabemos que no mercado financeiro – e no mundo – uma das poucas certezas que temos é a constante mudança.
Mas, apesar disso, alguns padrões continuam se repetindo. Dessa forma, poder analisar como uma determinada estratégia se saiu em algum período, pode ser um fator importante para a tomada de decisão de sua utilização ou não.
3. Gerenciamento de Risco
Você já imaginou se fosse possível prever com precisão os topos e fundos do mercado? Seria perfeito, não acha?!
Mas isso não é e nunca será possível.
Como na maior parte de suas operações você não acertará esses pontos, é preciso gerenciar o risco.
Se eficaz, ajuda a proteger as operações e minimizar prejuízos. Além de conseguir aproveitar boa parte do movimento, gerando bons lucros, geralmente maiores que as perdas.
Dessa forma, mesmo ao entrar em pontos não tão bons, você pode, ainda assim, ser lucrativo.
Quais as desvantagens do robô trader?
Tudo na vida tem o seu lado bom e o seu lado ruim. Concorda? Esse também é o caso dos robôs tarders. Veja abaixo algumas de suas desvantagens.
1. Falta de flexibilidade
Os robôs também podem ser menos flexíveis do que os seres humanos.
Eles geralmente são configurados para executar apenas uma determinada estratégia de negociação e não podem se adaptar às mudanças do mercado.
Algo que para nós pode ser bastante óbvio, pode não ser considerado pelo robô, porque a sua estratégias não foi construída com essa premissa.
2. Pouca informação
Se você não quer deixar a sua tomada de decisão na mão de terceiros, o que é um grande risco, você precisa criar a sua estratégia.
Se você já tem uma que opera “na mão”, é mais simples, caso contrário, você terá que testar até encontrar uma que esteja de acordo com o seu perfil e com resultados, ao seu ver, satisfatórios.
Apesar do uso dos robôs está crescendo, ainda não temos farta informação sobre o tema.
Você pode mitigar esse problema vendo o nosso canal no YouTube e utilizando o SDIN4. Com ele você consegue criar praticamente qualquer estratégia em minutos e sem necessidade de programação.
3. Ideal usar com VPS
Apesar de poder usar no seu PC ou Notebook pessoal, é muito mais seguro colocar o robô para operar na nuvem.
Isso porque a velocidade e estabilidade da internet são muito maiores, e as chances de quedas de energia ou outros problemas que podem interferir na execução dos robôs traders são bem menores.
Quais são as diferenças entre o robô trader e o robô investidor?
Os robôs traders e os robôs investidores são ferramentas que podem ajudar na tomada de decisões de investimento, mas cada um tem um objetivo e funcionalidades diferentes.
O robô trader é uma ferramenta voltada para a execução de operações, ou seja, compra e venda de ativos financeiros.
Já o robô investidor é voltado para a gestão de carteiras, ou seja, para acompanhar o desempenho dos investimentos e realizar ajustes na carteira.
É recomendado para qual perfil de investidor?
Os robôs traders operam em renda variável. Por isso, geralmente se recomenda um perfil de risco à partir do moderado.
No entanto, se for utilizado um portfólio de robôs, é possível minimizar os riscos e atender qualquer perfil de investidor.
Mas para usar, é importante saber o seu perfil, e conhecer um pouco do mercado, ter feitos algumas operações e entender que renda variável envolve riscos.
Por isso, antes de utilizar um robô você deve saber detalhes do seu backtest como a perda máxima (drawdown), média financeira do loss, a média de vezes que leva loss seguidos, entre outros.
Seguindo essas premissas, podemos afirmar que o robô atende todos os tipos de perfil.
Assim, o robô trader também é para você, seja você um investidor conservador, moderado ou agressivo.
Para quais ativos podem ser usados?
Um robô trader pode ser programado para operar em qualquer tipo de mercado. O que vai determinar é o robô, a plataforma utilizada e a corretora utilizada.
Por exemplo. Se você quiser operar Bitcoin, você não conseguirá fazer diretamente por alguma corretora do Brasil. Nesse caso, uma forma que você poderia driblar a situação é por meio de um ETF como o HASH11, mas ai não estaria operando apenas Bitcoin e teria muito menos liquidez.
Da mesma forma, se você estiver utilizando uma corretora internacional, não conseguirá operar a maior parte dos papéis da B3, a bolsa do Brasil.
No entanto, se você tiver uma conta em uma corretora no Brasil e uma Internacional como a XM, você terá acesso aos principais ativos do mundo. Entre eles:
- Ações nacionais: Petrobras, Vale, Itaú e todas as ações da B3.
- Ações internacionais: Apple, Tesla, Google e Microsoft e as principais do mundo.
- Índices: Mini Dólar, Mini Índice, S&P500…
- Criptos: Bitcoin, Ethereum e as mais negociadas do mercado.
- Commodities: Milho, café, algodão, petróleo, etc.
- Metais: Ouro, prata.
- Forex: Operar moedas como Dólar, Euro, Libra e muitas outras.
E com o robô trader SDIN4 você consegue criar um robô para operar quaisquer um dos ativos acima em minutos.
Assim, é possível você ter um robô de criptomoedas, um robô para mini índice e mini dólar, um robô para ações…
Como usar um robô trader? Veja o passo a passo!
1. Abra conta na corretora
O primeiro passo é abrir conta em uma corretora que utilize a plataforma Metatrader 5. No Brasil temos 8 opções: XP, Genial, Rico, Órama, Modal Mais, Clear, BTG e Terra Investimentos.
Se você quer mais opções, recomendo a XM, assim você terá acesso aos principais ativos do mundo e se cadastrando no link abaixo, você ganha 30 dólares de bônus para usar em conta real, sem necessidade de depósito.
2. Assine o SDIN4
O SDIN4 é o robô com o melhor custo benefício do mercado e, caso você tenha aberto a sua conta na XM pelo link acima, poderá utilizá-lo gratuitamente nessa conta.
O robô ainda conta com toda a documentação aqui no blog e no canal do YouTube e suporte via whatsapp.
3. Baixe o Metatrader 5
Você pode baixar a Metatrader 5 diretamente pela corretora ou pelo próprio site oficial.
Não há muita diferença entre as opções. Mas, ao baixar direto da corretora ele já vem pré-configurado, bastando apenas inserir o login e senha.
Em que ficar atento ao usar um robô trader?
Dados
Se você só olha a taxa de acerto de uma estratégia você deve ter muito cuidado.
A taxa de acerto sozinha não indica nada, e mesmo com uma taxa de 90%, 95 ou até 98% o seu resultado no longo prazo ainda pode ser negativo.
Por isso, analise fatores adicionais como payoff, fator lucro, fator de recuperação e drowdown, para citar alguns.
Monitoramento
Se a ideia é ganhar no automático, porque monitorar? Porque qualquer tipo de sistema está passivo de falhas. E isso não significa dizer que o problema é do robô.
O problema pode ser na corretora ou até mesmo na VPS onde a sua máquina está instalada. Por isso, é sempre bom ficar de olho.
Estratégia
Antes de utilizar uma estratégia realize bactest visual para ter a certeza que ela está se comportando como deveria.
Depois faça um backtest para ver os resultados da estratégia.
Utilize esses dados para melhorar a estratégia ou, se não performou bem, descartar e partir para outra.
Por fim, faça algumas otimizações, mas com o cuidado necessário para não gerar super otimizações (overfitting) e passar uma falsa ilusão.
Quais os principais mitos sobre robô trader?
Ganha sempre
Não existe robô que ganhe sempre. Caso existisse, só existiria um robô, pois ninguém precisaria correr riscos com qualquer um outro.
Com isso em mente, não coloque todo o seu capital nos robôs. Determine uma pequena parte do seu patrimônio para esse tipo de operação e diversifique.
Ao fazer isso você minimiza o risco e torna a sua curva de crescimento mais linear.
Não para de operar
Embora possa ser programado para operar a todo momento, é importante entender se essa estratégia é interessante.
Isso porque, um estudo realizado pela FGV mostrou que quanto maior o número de operações, piores foram os resultados dos traders.
Assim, melhor operar menos e ter mais resultado, do que operar a todo instante e ter prejuízo.
Só serve para scalper
Os robôs operam em qualquer tempo gráfico, buscam qualquer tamanho de alvo e podem ficar posicionados por qualquer período de tempo, desde milissegundos até meses ou anos.
Inclusive, uma dica. Quanto maior o tempo posicionado, mais próximo da realidade será o backtest e maiores as suas chances de conseguir estratégias lucrativas.
Qual o melhor robô para trader?
Não existe “o melhor”, existe o que melhor atende as suas necessidades.
O SDIN4, pode ser pra você o melhor robô trader. Isso porque ele é altamente flexível.
Possui mais de 160 indicadores nativos, além de permitir que você inclua indicadores personalizados e crie estratégias usando expressões de forma simples.
Dessa forma, você consegue criar praticamente qualquer estratégia em minutos.
Quanto custa robô trader?
O valor pode variar bastante e é possível até mesmo encontrar opções gratuitas. Mas tenha em mente que não existe almoço grátis.
Se o robô é ofertado gratuitamente ou ele não possui muitos recursos, não é otimizado ou não tem suporte ou garantias.
É possível encontrar robôs com mensalidade à partir de R$ 99,00 até mais de R$ 1.000,00 por mês.
Nesse quesito o SDIN4 acaba sendo uma excelente alternativa, pois no plano anual o valor é 1.197,00 ou 12x de 119,46.
E com uma única licença você pode rodar em todas as corretoras (nacionais e internacionais), desde que a conta seja de sua titularidade.
Conclusão: Vale a pena operar com robô trader?
Agora que você sabe o que é um robo trader, como funciona e se vale a pena usá-lo, é hora de testar.
A Sociedade de Investidores oferece a possibilidade de testar gratuitamente seu robô durante 30 dias, ou usar gratuitamente na corretora XM.
Assim, você tem a oportunidade de experimentar e ver como ele funciona na prática. Então, basta clicar no botão abaixo e começar a operar!