Ações Preferenciais: Como Funcionam? Vale a pena Investir?

por | 24 dez 23 | Bolsa e mercado

banner sdin4

Fala sócio, aqui é o Carlos! E hoje a nossa conversa será sobre ações preferenciais.

O mercado financeiro é como um mar e podemos dizer que os investimentos são como as vidas que existem no oceano. Então, como você pode imaginar, a variedade é imensa.

Mas, apesar disso, sempre existem algumas “espécies” ou nesse caso tipos de investimentos que se destacam. E é esse o caso das ações.

Mas você sabia que existem diferentes tipos de ações? Sim, uma delas é a ação preferencial, também conhecidas como ações PN.

Se você investe, é importante saber como elas funcionam. Entender os prós e contras, suas diferenças e como escolher.

Por isso, continua comigo que é isso que eu vou te mostrar a seguir.

O Que São Ações Preferenciais?

As ações PN, ou preferenciais, emitidas por empresas, oferecem vantagens sobre as ações ordinárias. Elas são classificadas em diferentes classes, cada uma com características e benefícios únicos.

Se você investe na bolsa de valores e quer gerar renda passiva e previsível, as ações preferenciais PN são uma boa escolha. Veja a seguir porque.

Como Funcionam as Ações Preferenciais?

O diferencial das ações PN é o direito a dividendos prioritários. Mas o que isso quer dizer?

Significa que acionistas preferenciais recebem dividendos antes dos ordinários.

Além disso, o dividendo para as ações preferenciais é geralmente fixo e não muda. E também tem o direito de resgate prioritário no caso de a empresa ser liquidada.

Como ponto negativo, as ações preferenciais geralmente não dão direito de voto. Isso significa que esse acionista não têm “voz” nas decisões da empresa.

Qual a diferença entre ações preferenciais, ordinárias e units?

Essa é uma das principais dúvidas de quem está começando a investir em ações na bolsa de valores. Veja a seguir as diferenças entre cada uma delas.

Ações Ordinárias

As ações ordinárias (ON) são as mais comuns. Embora dê direito a voto nas assembleias, você precisa ter uma quantidade muito relevante para ser ouvido.

Elas podem receber dividendos maiores. No entanto, não têm prioridade para receber os lucros e a distribuição dos bens em caso de falência.

Embora ninguém compre uma ação pensando na falência, é importante ter em mente que nem tudo que reluz é ouro. Nem todas as empresas são transparentes e confiáveis, e o investidor pode acabar perdendo dinheiro.

Para saber se é uma ação ordinária, veja se termina com 3. Um exemplo é a Magazine Luiza com o ticker MGLU3.

Ações Preferenciais

Diferentemente das ações ordinárias, as preferenciais – ou “PNs” – garante o recebimento dos dividendos primeiro.

Outra diferença é que possuem menor risco e volatilidade e não dão direito de voto nas assembleias de acionistas. Embora eu ache que você provavelmente não iria querer ficar participando de reuniões chatas.

O código dessas ações terminam com 4. Por exemplo, ao comprar a ação BBDC4, você está se tornando sócio preferencial do Banco Bradesco.

Units

Units são um tipo de ação que combina ações ordinárias e preferenciais em uma única unidade.

São usadas para atrair investidores que querem benefícios tanto das ações ordinárias quanto das preferenciais.

Os tickers das ações Units são identificados pelo número 11 após as letras, como é o caso da Klabin (KLBN11).

Abaixo temos uma tabela comparando alguns pontos:

Ações OrdináriasAções PreferenciaisUnits
Direito de VotoSimGeralmente nãoDepende da estrutura da unit
DividendosVariávelFixo (geralmente)Combinação de ambos
Ordem de PagamentoDepois das ações preferenciaisAntes das ações ordináriasDepende da estrutura da unit
RiscoMaiorMenorDepende da estrutura da unit
Características dos tipos de ações

Exemplos de ações preferenciais negociadas na B3

Entre alguns exemplos de empresas que são negociadas com ações preferenciais estão:

  • Petrobras (PETR4): uma das maiores empresas de energia do mundo, líder na produção de petróleo em águas profundas. Produz cerca de 20% de todo o refino de petróleo no Brasil.
  • Usiminas (USIM5): Uma das principais produtoras de aço do Brasil. A empresa tem uma capacidade de produção de aço de 9,5 milhões de toneladas por ano.
  • Eletrobras (ELET6): maior companhia brasileira do setor elétrico. Gera cerca de 33% da energia elétrica do Brasil.

Vantagens das Ações Preferenciais

Vantagens das Ações Preferenciais

As ações preferenciais oferecem várias vantagens que podem torná-las uma adição valiosa para a sua carteira de investimentos. Aqui estão algumas das principais vantagens:

Primeiro a receber dividendos

Uma das principais vantagens das ações preferenciais é o recebimento prioritário de dividendos. Os detentores dessas ações têm direito a receber dividendos antes dos acionistas ordinários.

Em outras palavras, se uma empresa decide distribuir dividendos, os acionistas preferenciais são os primeiros na fila. Isso garante um fluxo de receita mais estável e previsível.

Resgate prioritário

Imagine que você tem um bilhete especial para um show, mas que por algum motivo foi cancelado. Nesse caso, o seu bilhete especial permite que você seja o primeiro da fila para receber seu dinheiro de volta.

Isso é parecido com o que acontece com as ações preferenciais de uma empresa. Se ela falir, quem têm essas ações são as primeiras a receber o dinheiro. Isso depois que todas as contas da empresa são pagas.

Menor risco em momentos de crise

As ações preferenciais tendem a ser menos voláteis do que as ações ordinárias. Assim, se você não tolera muito risco, esse é o tipo de ação ideal.

Isso se deve porque as ações PN costumam ser mais negociadas e permite a entrada e saída de posições com mais facilidade.

Maior estabilidade nos pagamentos de dividendos

Geralmente os dividendos das ações preferenciais são fixos. Logo, pode proporcionar uma fonte de renda mais estável.

Desvantagens das ações PN

desvantagens ações preferenciais

Apesar de serem uma forma popular de investimento, as ações preferenciais, ou PN, têm desvantagens que os investidores devem considerar antes de investir. Veja a seguir algumas delas a seguir.

  • Menos direitos: não têm direito de voto nas decisões da empresa. Isso significa que eles não têm voz nas decisões estratégicas da empresa, ao contrário dos detentores de ações ordinárias.
  • Menos oportunidades de crescimento: Como os dividendos geralmente fixos, os ganhos relacionados a dividendos podem ser menores que os detentores de ações ordinárias.
  • Tag Along: é o direito de vender suas ações nas mesmas condições que o acionista controlador em caso de venda da empresa. As ações PN não tem esse benefício.

Afinal, vale a pena investir em ações preferenciais?

vale a pena investir ações pn

A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, incluindo seus objetivos de investimento, sua tolerância ao risco e seu horizonte de investimento.

As ações preferenciais podem ser uma boa opção para investidores que buscam uma fonte estável de renda na forma de dividendos. Elas também podem ser atraentes para investidores que preferem evitar o risco de volatilidade associado às ações ordinárias.

No entanto, também têm suas desvantagens. Elas geralmente não oferecem o mesmo potencial de crescimento e não dão direito de voto.

Portanto, antes de decidir investir em ações preferenciais, pesquise bem e veja se elas se alinham aos seus objetivos e estratégia de investimento.

Como escolher ações preferenciais?

Escolher ações preferenciais para investir requer uma análise cuidadosa e consideração de vários fatores. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a fazer uma escolha informada:

#1 Conheça seu perfil de investidor

Antes de investir em qualquer tipo de ação, é importante entender seu próprio perfil de investidor. Você é mais conservador ou está disposto a assumir mais riscos? Seu perfil de investidor pode ajudar a determinar que tipo de ações são mais adequadas para você.

#2 Estabeleça suas metas e objetivos

Quais são seus objetivos de investimento a curto e longo prazo? Estabelecer metas claras pode ajudá-lo a escolher ações que o ajudarão a alcançar esses objetivos.

#3 Analise o setor em que a empresa atua

O setor de uma empresa pode ter um grande impacto em seu desempenho. Portanto, é importante analisar o setor em que a empresa atua e considerar fatores como concorrência, demanda do mercado e tendências futuras.

#4 Realize uma análise fundamentalista

A análise fundamentalista envolve a avaliação da saúde financeira de uma empresa, incluindo seu balanço patrimonial, demonstração de resultados e fluxo de caixa. Isso pode ajudá-lo a determinar se uma empresa é um bom investimento.

#5 Avalie o histórico de pagamento de dividendos

Para os investidores interessados em ações preferenciais, o histórico de pagamento de dividendos de uma empresa pode ser um fator importante a considerar. Empresas com um histórico sólido de pagamento de dividendos podem ser uma opção atraente.

#6 Considere a liquidez da ação

A liquidez de uma ação refere-se à facilidade com que ela pode ser comprada ou vendida sem afetar seu preço. Ações com alta liquidez são geralmente mais fáceis de vender se você precisar liquidar seu investimento.

#7 Busque informações sobre o mercado de ações

Esteja por dentro do que pode influenciar o mercado de ações – notícias e tendências. Isso pode ajudá-lo a tomar decisões com mais segurança e precisas.

Como investir em ação preferencial?

Investir em ações preferenciais é um processo que envolve várias etapas. Aqui está um guia passo a passo para ajudá-lo a começar:

  1. Abra uma conta em uma corretora.
  2. Analise empresas.
  3. Escolha suas ações.
  4. Decida quanto investir.
  5. Faça seu investimento.
  6. Monitore seu investimento.

Cuidados ao Investir em Ações PN

Cuidados ao Investir em Ações PN

Investir em ações preferenciais pode ser uma maneira eficaz de diversificar sua carteira e gerar renda. No entanto, há riscos e por isso você deve tomar alguns cuidados:

  1. Faça sua pesquisa: Antes de investir, é crucial entender o que são ações preferenciais e os riscos envolvidos.
  2. Diversifique sua carteira: Não coloque todos os seus ovos na mesma cesta. Diversificar pode ajudar a minimizar o risco.
  3. Entenda o mercado: O mercado de ações pode ser imprevisível, então é importante entender como ele funciona.
  4. Considere seus objetivos de investimento: Seus objetivos de investimento devem influenciar sua decisão de investir em ações preferenciais.
  5. Consulte um profissional: Se você não tem certeza, pode ser útil falar com um profissional de investimentos. Eles podem fornecer orientação com base em sua situação financeira específica.

Principais dúvidas respondidas

faq

O que são ações preferenciais de uma empresa?

Ações preferenciais são um tipo de ação que dá aos seus donos certos privilégios em relação aos donos de ações ordinárias.

Qual a diferença entre 3 e 4 nas ações?

O número 3 representa ações ordinárias e o número 4 representa ações preferenciais.

Quais as vantagens Das Ações Preferenciais?

As vantagens incluem prioridade no recebimento de dividendos e reembolso de capital.

Quais as desvantagens das Ações Preferenciais?

A principal desvantagem é a falta de direito a voto nas decisões da empresa.

Como identificar ações preferenciais?

Ações preferenciais são identificadas pelos números 4, 5 e 6 no final do código da ação.

É melhor comprar ações ordinárias ou preferenciais?

Depende dos objetivos do investidor. Ações ordinárias oferecem direito a voto, enquanto ações preferenciais têm prioridade no recebimento de dividendos.

Qual ação paga mais dividendos, 3 ou 4?

Ações preferenciais (4) têm prioridade no pagamento de dividendos.

Quem pode emitir ações preferenciais?

Qualquer empresa de capital aberto pode emitir ações preferenciais, mas a Lei das Sociedades Anônimas limita a quantidade que pode ser emitida.

Investir em ações preferenciais pode ser uma maneira eficaz de diversificar sua carteira e gerar renda. No entanto, como qualquer investimento, também traz riscos.

Lembre-se, ganhar dinheiro com ações requer estudo, disciplina e uma estratégia de investimento sólida.

Como disse Warren Buffett: “O risco vem de não saber o que você está fazendo”.

Agora que você já sabe o sobre ações preferenciais. Então é a hora de saber: Day Trade ou Swing Trade: Qual é a melhor opção para você?

Carlos Eugênio
Criador da Sociedade de Investidores. Investidor, Trader e Mestre em Engenharia de Produção (UFPE).

Você quer fazer parte de um grupo seleto de investidores?

Entre no nosso canal do Whatsapp e acesse conteúdo VIP sobre investimentos.
Aprenda como investir com base em dados, receba dicas e sacadas incríveis.
Além de conteúdo e ofertas exclusivas.

Veja também…

Índice