MetaTrader 5 no Linux: Negocie sem esforço [Guia Completo]

por | 17 fev 24 | Bolsa e mercado

banner sdin4

MetaTrader 5 é uma plataforma de negociação popular usada por traders em todo o mundo. Oferece uma ampla gama de recursos e ferramentas que facilitam aos traders a análise de mercados, a realização de negociações e a gestão de suas contas.

Uma das vantagens do uso do MT5 é que ele está disponível em vários sistemas operacionais, incluindo o Linux que é um sistema operacional de código aberto conhecido por sua estabilidade e segurança.

Muitos traders preferem usar o Linux porque além de manter o alto nível de personalização e controle sobre seu ambiente de negociação, ainda é possível ter uma economia considerável, caso utilize VPS.

Assim, ao usar o MetaTrader 5 no Linux, os traders podem aproveitar os poderosos recursos da plataforma enquanto desfrutam dos benefícios do uso do Linux.

Se você também quer tirar proveito desses benefícios, a leitura desse artigo é essencial.

Instalando o MetaTrader 5 no Linux: Guia Passo a Passo

como instalar MetaTrader 5 no Linux

Antes de instalar o MetaTrader 5 no Linux, é importante garantir que seu sistema atenda aos requisitos mínimos. Estes incluem uma CPU de 1 GHz ou mais rápida, pelo menos 512 MB de RAM e pelo menos 100 MB de espaço livre em disco.

Apesar de exigir uma configuração tão básica, não é nada interessante usar essas configurações mínimas. A verdade é que quanto melhor for a sua máquina, mais você conseguirá aproveitar os recursos do MT5.

Para baixar e instalar o MetaTrader 5 no Linux, você precisará usar uma camada de compatibilidade chamada Wine. O Wine é um software que permite que você execute aplicativos do Windows no Linux.

Para instalar o Wine, você pode acessar a loja de aplicativos, o gerenciador de pacotes de sua distribuição ou baixar o Wine do site oficial.

Uma vez que o Wine esteja instalado, você pode baixar o arquivo de instalação do MetaTrader 5 do site oficial da MetaQuotes. Após baixar o arquivo, você pode abri-lo com o Wine e seguir o assistente de instalação para concluir o processo de instalação.

Entendendo a Interface do MetaTrader 5 no Linux

Interface do MetaTrader 5 no Linux

A interface do MetaTrader 5 no Linux é semelhante à interface em outros sistemas operacionais. É composta por várias janelas e painéis que permitem acessar diferentes recursos e ferramentas.

Assim como no Windows, a janela principal do MetaTrader 5 no Linux é dividida em várias seções. A seção superior contém a barra de menus, que permite acessar várias funções e configurações. Abaixo da barra de menus está a barra de ferramentas, que oferece acesso rápido a recursos comumente usados.

No lado esquerdo da janela principal está a janela de observação do mercado, que exibe cotações em tempo real para diferentes instrumentos de negociação. Logo abaixo dela está a janela do navegador, que exibe informações sobre a conta, indicadores e consultor experts (robôs).

O centro da janela principal é ocupado pela janela de gráficos, onde você pode visualizar gráficos de preços e aplicar ferramentas de análise técnica.

Como fazer login no MetaTrader 5 para Linux

PassoDescrição
1Baixe e instale o MetaTrader 5 para Linux
2Abra o MetaTrader 5 e clique em “Arquivo” no canto superior esquerdo
3Selecione “Abrir uma Conta” no menu suspenso
4Escolha um corretor e selecione “Avançar”
5Preencha suas informações pessoais como Login, Senha e Servidor ou Tipo de conta e selecione “Próximo”
6Revise as informações da sua conta e selecione “Concluir”
Como fazer login no Metatrader 5

Para começar a negociar no MT5 para Linux, você precisará criar uma conta de negociação em uma corretora como a XM, IC Markets ou FBS ou em alguma das corretoras brasileiras.

Depois que tiver os dados de sua conta na corretora, é a hora de fazer o processo no MetaTrader 5, que é simples e direto.

  1. Primeiro, você precisará abrir o menu “Arquivo” e selecionar “Abrir uma Conta”. Isso abrirá o assistente de abertura de conta, que o guiará através do processo de criação de uma nova conta de negociação.
  2. Comece digitando o nome de sua corretora. Quando ela aparecer na lista clique nela e em seguida em Avançar.
  3. No assistente de abertura de conta, você precisará fornecer suas informações geradas na sua corretora, como login, senha e tipo de conta (demo ou real) ou servidor.

Após o preenchimento, você pode ser solicitado a criar uma nova senha ou não. Se pedir, crie uma nova senha e após finalizar o processo você acessará a plataforma na sua conta.

Navegando na Observação de Mercado do MetaTrader 5 no Linux

Observação de Mercado MT5

A janela de observação do mercado do MT5 no Linux permite que você monitore cotações em tempo real para diferentes instrumentos de negociação. Ela fornece informações essenciais como preços de oferta e demanda, spread e volume de negociação.

Para adicionar um instrumento de negociação à janela de observação do mercado, você pode clicar com o botão direito em qualquer lugar na janela e selecionar “Ativos”.

Isso abrirá a janela de Ativos, onde você pode pesquisar e selecionar os instrumentos de negociação que deseja adicionar, como a Petrobrás por exemplo.

Para remover um instrumento de negociação da janela de observação do mercado, você pode clicar com o botão direito no instrumento e selecionar “Ocultar”. Para ocultar o ativo ele não pode estar com o gráfico aberto.

Você também pode personalizar a janela de observação do mercado reorganizando a ordem dos instrumentos de negociação ou alterando o formato de exibição.

Enviando e Gerenciando Ordens no MT5 Linux

Existem várias formas de colocar ordens no MetaTrader. Uma das mais fáceis e intuitiva é clicar na tecla de atalho F9. Isso abrirá a janela de negociação, onde você pode inserir os detalhes da sua negociação, como o volume, stop loss e níveis de take profit.

Janela de ordem no MT5

Depois de inserir todas as informações necessárias, você pode clicar em “Colocar”, “Comprar” ou “Vender” para executar sua negociação. A negociação então aparecerá na janela do terminal, onde você pode monitorar seu progresso e gerenciá-la.

Para gerenciar negociações abertas no MetaTrader 5 para Linux, você pode clicar com o botão direito em uma negociação na janela do terminal e selecionar “Modificar ou Excluir Ordem”. Isso abrirá a janela de modificação de ordem, onde você pode alterar os níveis de stop loss ou take profit, fechar uma parte da negociação ou fechar a negociação inteira.

Analisando Mercados com Ferramentas de Gráficos

As ferramentas de gráficos do MT5 para Linux incluem vários tipos de gráficos, como gráficos de linhas, gráficos de barras e gráficos de candles ou velas.

Para personalizar os gráficos você pode clicar com o botão direito em qualquer lugar na janela do gráfico e selecionar “Propriedades” no menu de contexto.

Isso abrirá a janela de propriedades do gráfico, onde você pode deixar o MT5 com a “sua cara”. Alterar o tipo de gráfico, esquema de cores e outras configurações.

Além das ferramentas básicas de gráficos, você também tem acesso a uma ampla gama de ferramentas de análise técnica. Essas ferramentas incluem:

  • Linhas de tendência;
  • Fibonacci;
  • Ondas de Elliot;
  • Níveis de suporte e resistência;
  • Vários tipos de indicadores.

Você pode adicionar essas ferramentas aos seus gráficos indo até o menu Inserir, depois em Objetos e então clicar na ferramentas desejada.

Usando Indicadores Técnicos do MetaTrader 5 no Linux para Negociação

O MT5 nativamente possui uma boa quantidade de indicadores técnicos a disposição. Mas, além disso, você também conta com uma das maiores comunidades de desenvolvedores e traders do mundo.

Tanto na loja quanto na biblioteca de códigos você tem consegue baixar gratuitamente milhares de indicadores.

Você encontra desde indicadores técnicos mais comuns como o IFR e Bandas de Bollinger, até indicadores personalizados, cheio de “firulas” como alertas, setas, notificações por e-mail, etc.

Esses indicadores são cálculos matemáticos baseados em dados como preço, volume e tempo. Eles podem fornecer insights sobre tendências de mercado e possíveis reversões.

Para adicionar um indicador no MetaTrader 5 Linux, você pode ir ao menu Inserir, depois em Indicadores, e clicar no indicador que deseja adicionar.

Como inserir o Awesome Oscillator no MT5

Depois de adicionar um indicador ao seu gráfico, abrirá a janela de propriedades do indicador, onde você pode alterar os parâmetros de entrada e a aparência do indicador.

Estratégias Avançadas de Negociação no MT5 com Linux

O MetaTrader 5 para Linux oferece estratégias de negociação avançadas que podem ajudar a automatizar suas operações e melhorar o seu resultado.

Essas estratégias incluem robôs, que são sistemas de negociação automatizados que podem executar negociações em seu nome com base em regras predefinidas.

Para usar um consultor especializado no MetaTrader 5 para Linux, você precisará instalá-lo na plataforma. Você pode fazer isso dando 2 cliques no executável (.ex5) ou colocando o arquivo na pasta MQ5/Experts.

Depois disso, ele aparecerá na janela “Navegador” e selecionando “Consultor Expert”. Uma vez que o robô está instalado, você pode anexá-lo a um gráfico arrastando e soltando-o na janela do gráfico do ativo desejado.

Será aberta as configurações do robô e depois de confirmado ele começará a executar negociações com base em suas regras predefinidas.

Dicas e Truques para Negociação Eficiente no MetaTrader 5 para Linux

Para aproveitar ao máximo o MetaTrader 5 no Linux, é importante seguir algumas boas práticas e evitar erros comuns. Aqui estão algumas dicas e truques para negociação eficiente:

  • Mantenha sua plataforma de negociação atualizada: Manter sua plataforma de negociação atualizada lhe garante que você tem acesso aos recursos e melhorias mais recentes.
  • Use atalhos de teclado: Os atalhos de teclado podem ajudá-lo a navegar na plataforma de forma mais eficiente. Reserve um tempo para aprender e usar esses atalhos para economizar tempo e melhorar seu fluxo de trabalho de trading.
  • Pratique a gestão de risco: Certifique-se de definir níveis apropriados de stop loss e take profit para suas negociações, e nunca arrisque mais do que você pode perder.
  • Use contas demo para testes: Antes de usar dinheiro real, é uma boa ideia fazer backtesting de suas estratégias e também ver o comportamento em uma conta demo. Isso permitirá que você identifique quaisquer problemas ou fraquezas em suas estratégias sem arriscar seu capital.
  • Aprenda com os outros: A comunidade MetaTrader 5 é um ótimo recurso para aprender e compartilhar ideias de negociação. Aproveite o fórum, a loja, a biblioteca e outros recursos educacionais oferecidos pela plataformas.

Porque usar o MT5 no Linux?

Não existe diferença entre o MT5 do Windows para o Linux, tanto é que o mesmo arquivo de instalação é usado. Assim, se você tem um PC com Windows e o seu objetivo é mais para estudo, faz mais sentido manter o seu sistema operacional.

Agora se você já é um usuário Linux e não quer ter o trabalho de alterar o sistema só por isso ou ter que criar uma máquina virtual, aí sim faz todo o sentido fazer a instalação do MT5 na sua distro Linux.

Agora o maior de todos os benefícios é se você operar com robôs, como o SDIN4 e usa VPS – o que é altamente recomendado.

A redução de custos que consegue ao usar uma VPS é enorme. Dependendo da configuração da máquina o desconto em relação a uma máquina com Windows é de 50%. Isso ocorre porque o Linux é um software livre e você não tem custos com licença de software.

Mas essa não é a única vantagem. Você também ganha muito em performance.

Diferentemente do Windows que oferece poucas versões, o Linux tem distros para todos os gostos. Algumas com visual muito moderno e cheio de funcionalidade como o DDE (visual do Deepin), o Gnome ou o KDE. Outras, embora muito funcionais, prezam pela leveza como XFCE e LXQT.

Além de escolher uma interface leva, você também pode escolher um sistema enxuto. Por exemplo, ao usar o Ubuntu Minimal você instalará apenas o que o sistema precisa para funcionar, deixando-o muito mais leve.

Pra que você vai querer um reprodutor de vídeo, áudio e diversos outros utilitários que você sequer sabe pra quê servem se o seu único objetivo é rodar o Metatrader?

Ao fazer isso você economiza elimina o uso de recursos com coisas desnecessárias e sobra mais para poder usar mais robôs ou mais de um terminal de negociação em uma mesma máquina.

FAQ – Perguntas Frequentes

O que é Metatrader 5?

Metatrader 5 é uma plataforma de negociação popular usada por traders para analisar mercados financeiros e executar negociações.

O que é Linux?

Linux é um sistema operacional de código aberto que é amplamente utilizado em servidores, supercomputadores e dispositivos móveis.

O Metatrader 5 pode ser usado no Linux?

Sim, o Metatrader 5 pode ser usado no Linux através do uso do Wine, uma camada de compatibilidade que permite que aplicativos do Windows sejam executados no Linux.

O que é Wine?

Wine é uma camada de compatibilidade que permite que aplicativos do Windows sejam executados no Linux e em outros sistemas operacionais semelhantes ao Unix.

O Wine é gratuito?

Sim, o Wine é um software gratuito e de código aberto.

Quais são os requisitos de sistema para rodar o Metatrader 5 no Linux?

Os requisitos de sistema para rodar o Metatrader 5 no Linux dependem da versão do Linux e das especificações de hardware do computador. Geralmente, uma distribuição moderna do Linux e um computador com pelo menos 2GB de RAM e um processador dual-core devem ser suficientes.

O Metatrader 5 no Linux é tão estável quanto no Windows?

A estabilidade do Metatrader 5 no Linux depende de vários fatores, como a versão do Wine, as especificações de hardware do computador e a compatibilidade da plataforma de negociação com a distribuição Linux. Em geral, o Metatrader 5 no Linux pode ser tão estável quanto no Windows se configurado corretamente.

Posso usar indicadores personalizados e consultores especializados no Metatrader 5 no Linux?

Sim, indicadores personalizados e consultores especializados podem ser usados no Metatrader 5 no Linux, desde que sejam compatíveis com a plataforma de negociação e a versão do Wine que está sendo usada.

O MetaTrader 5 é uma plataforma de negociação incrível, fácil de mexer, grátis e cheia de recursos e ferramentas para os traders e investidores. Com ela não importa se você opera day trade, swing trade ou se é um investidor de longo prazo.

Não importa o seu perfil, você consegue analisar praticamente todo tipo de dados e criar ferramentas específicas para a sua necessidade. E se você pode fazer isso no seu sistema operacional, melhor ainda.

Ao usar o MetaTrader 5 no Linux, os traders podem aproveitar as capacidades da plataforma enquanto desfrutam dos benefícios do uso do Linux. Seja ele o menor custo e melhor performance em servidores, seja apenas porque gosta mais do sistema.

Com sua interface amigável, gráficos personalizáveis e estratégias de negociação avançadas, o MetaTrader 5 para Linux é uma ótima escolha para traders que procuram negociar de forma eficiente e eficaz.

Se você quer saber mais sobre investimentos automatizados, análise quant, análise técnica, price action e o melhor, como usar tudo isso para lucrar no automático, se inscreva no canal do YouTube.

Carlos Eugênio
Criador da Sociedade de Investidores. Investidor, Trader e Mestre em Engenharia de Produção (UFPE).

Você quer fazer parte de um grupo seleto de investidores?

Entre no nosso canal do Whatsapp e acesse conteúdo VIP sobre investimentos.
Aprenda como investir com base em dados, receba dicas e sacadas incríveis.
Além de conteúdo e ofertas exclusivas.

Veja também…

Índice